Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

Fatores históricos e tradicionais do Tocantins pautaram os discursos para lembrar a trajetória das duas personalidades que foram agraciadas com o Título de Cidadão Tocantinense, na sessão solene, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 10. Recebeu o título o ex-vereador de Palmas, Euclides Correia Costa, e a senhora Aldenora Sardinha Mourão, homenagens solicitadas pelo deputado Toinho Andrade (DEM). “A história de vida desses cidadãos revela a grandeza de suas realizações e caráter. Por isso, nosso reconhecimento a quem tanto honrou essa terra”, afirmou Andrade.

Para Euclides Correia, o título representa sua contribuição na luta pelo desenvolvimento de Palmas e do Tocantins. “Minha preocupação com o bem-estar da comunidade me levou à vida pública. Por isso, é gratificante ser lembrado com tamanha distinção”, declarou. Já a senhora Aldenora Mourão disse que não esperava pela homenagem, mas que se sentiu muito honrada e grata. “Fui feliz no Tocantins pela minha história, pela minha família e pelos meus amigos”, afirmou.

Participaram da solenidade o secretário-extraordinário para Assuntos Estratégicos, Totó Cavalcante, que no ato representou o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), o prefeito de Fátima, Luiz Mourão, e o ex-deputado federal, Paulo Mourão (PT).

Perfis

Euclides Correia Costa é natural de Goiânia-GO, casado, pai de quatro Filhos. Em 1976, mudou de Goiânia para a cidade de Porto Nacional. É formado em administração Pública.

Foi eleito vereador pelo o município de Taquaruçu em 1989 e o primeiro presidente da Câmara Municipal de Palmas.

Em sua gestão, foi criada a Lei Orgânica do Município de Palmas, o Regimento Interno do Legislativo Municipal, o Plano de Classificação de Cargos e Salários, além do Código de Obra e de Postura do Município e do Código Tributário.

Aldenora Sardinha Mourão é natural de Carolina/Maranhão. Após casar-se com Celso Mourão, mudou-se para o antigo Norte de Goiás, no ano de 1946, estabelecendo-se no garimpo da Chapada, município de Cristalândia-TO.

Na cidade, foi proprietária de comércio. Além de cuidar da casa e dos filhos, sempre hospedava inúmeras pessoas que chegavam ao local em busca de tratamento médico ou a negócios.

Atualmente, reside na cidade de Porto Nacional onde participa de atividades sociais e colabora em eventos beneficentes. É empresária do setor rural.

Fonte: Dicom/AL