Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O governo e a equipe nomeada pelo governador eleito Siqueira Campos (PSDB) continuam os trabalhos de transição. Há 11 dias o foco tem sido o levantamento dos dados das pastas e o repasse de informações para o planejamento da próxima gestão que nortearão possíveis alterações administrativas na gestão do tucano.

Nesta sexta-feira, 19, os membros da equipe visitarão a Agência de Águas do Tocantins, a Aguatins criada no governo de Carlos Henrique Gaguim (PMDB) para gerenciar o fornecimento de água para alguns municípios.

O petista Sadi Cassol estava à frente da autarquia mas pediu demissão alegando dificuldades para trabalhar sem orçamento. Sendo assim, os repasses orçamentários e ainda a condução dos programas desenvolvidos pela autarquia serão explanados hoje pelo atual presidente Cristian Amorim.

O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Jacques Silva é quem coordena o processo de transição por parte do governo e salientou que tudo ocorre dentro da transparência como determinou o governador no início dos trabalhos no último dia 8 de Novembro.

Os aliados de Siqueira já passaram por várias pastas coletando os dados dentre elas a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e também a Agência de Desenvolvimento Turístico.

As visitas, segundo as informações da Comissão devem ser intensificadas a partir da próxima semana quando as pastas principais, da Educação e saúde devem ser alvo das visitas.

Os secretários estão recebendo os membros da equipe de Siqueira para explanar as informações.

Por causa da transição, os deputados estaduais fizeram uma alteração no prazo de envio da Lei Orçamentária Anual em anos eleitorais. A LOA será enviada à Casa de Leis no dia 10 de dezembro para votação dos parlamentares.

Militares

Outra providência já tomada para a transição foi a nomeação de 29 militares para fazer a segurança do governador eleito e de sua família. Os atos 5.422 e 5.423 publicados no Diário Oficial do Estado designaram os militares. A equipe abrange um capitão, nove cabos, sete sargentos dentre outros.