Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tocantins foi o único estado da região norte do país a ter projetos contemplados no edital Empreender Competitivo, que tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas participantes do programa Empreender. Como foco das ações do edital estão melhorias na gestão e aperfeiçoamento tecnológico. Os projetos aprovados foram o de Moveleiros (Paraíso do Tocantins), Artesanato em Capim Dourado (Dianópolis) e Artesanato em Babaçu (Tocantinópolis).

Para Paulo Massuia, superintendente do Sebrae, esta aprovação mostra mais uma vez o perfil empreendedor de pequenos empresários do Tocantins. “Este programa que desenvolvemos em parceria com a Faciet e com as associações comerciais tem mostrado grandes resultados para o estado. Com a ajuda financeira dada pelo edital, os empresários de pequenos negócios podem incrementar a produção com inovação tecnológica, gerando assim mais resultados para o núcleo, fortalecendo o associativismo, além da possibilidade de crescimento individual”, aponta.

Já para o presidente da Faciet, Jarbas Meurer, o Tocantins sai à frente dos demais estados. “O projeto Empreender tem dado bons resultados, agora com este impulso, os três projetos poderão servir de modelo para outros, tanto no estado, como para a região Norte”, ressalta.

O Empreender Competitivo é a evolução do Programa Empreender, voltado para os núcleos setoriais mais consolidados. Para participar do edital do Empreender Competitivo, os núcleos setoriais inscreveram seus projetos e uma banca avaliadora, composta por representantes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil - CACB e do Sebrae Nacional, realizou a seleção, que elegeu os melhores projetos.

No Empreender Competitivo o foco estratégico dos projetos deve estar alinhado com as diretrizes de atuação como estabelecimento de alianças estratégicas na mobilização de recursos, competências e conhecimentos; promoção da educação empreendedora e da cultura de cooperação; aprimoramento e intensificação do atendimento coletivo e promoção do acesso a mercados.

Ao todo, 73 projetos participaram do Empreender Competitivo no país. Na primeira chamada, o Tocantins foi o único estado da região norte contemplado. Na segunda chamada dos 5 projetos inscritos, 2 foram selecionados. A administração dos recursos fica por conta das Federações, mas a execução dos projetos fica a cargo dos consultores regionais e dos atores locais. A duração dessa ação será de 18 meses.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae