Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Conselheiros que integram o Conselho Municipal de Cultura reúnem-se nesta terça, 30 no Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho para discutir o plano municipal de cultura e definir a data para próxima eleição do Conselho que segundo a presidente da Fundação Cultural de Palmas, será realizada ainda este ano.

A atual presidente do Conselho, Kátia Maia Flores, ressalta que alem de ajudar na proposição de políticas e programas a serem desenvolvidos, o conselho também atua como órgão fiscalizador e orientador. “É uma forma de democratizar o processo de decisão da gestão da cultura do município, alem do que nós temos vários segmentos dentro do conselho, esses conselheiros ajudam a levar para os seus segmentos as discussões das questões que estão sendo postas no conselho” comenta.

A presidente falou ainda da importância do conselho na gestão da cultura do município, na regulamentação do uso dos espaços e na fiscalização desse uso, e também das propostas importantes como a formulação de editais, dentre outras. E finalizou falando da principal conquista de sua gestão, que foi a criação da Fundação Cultural de Palmas “levamos esta discussão para a sociedade, para a classe artística e para o campo político, então viabilizamos não só a criação, mas a regulamentação da FCP”, concluiu a presidente.

Conselho Municipal de Cultura

O conselho é um órgão de assessoramento da macropolítica cultural da administração municipal, ou seja, criado por uma lei especifica, é uma instancia de apoio composto por um colegiado que possui como membros sociedade civil e poder publico municipal. Responsável por propor, assessorar e orientar a formulação das políticas publica culturais. Possui hoje, a função expressiva de definir as pautas do teatro, do cinema e da grande praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, tudo isso precisa passar pela aprovação do conselho.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Fundação Cultural