Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

 Equipes percorrerão 44 polos no Tocantins para democratizar o acesso aos recursos culturais.

Equipes percorrerão 44 polos no Tocantins para democratizar o acesso aos recursos culturais. Foto: Divulgação Precisa/AI

Foto: Divulgação Precisa/AI  Equipes percorrerão 44 polos no Tocantins para democratizar o acesso aos recursos culturais. Equipes percorrerão 44 polos no Tocantins para democratizar o acesso aos recursos culturais.

A Secretaria da Cultura do Tocantins deu início a iniciativa "LPG na Estrada", que visa alcançar fazedores de cultura em todas as regiões do estado, permitindo acesso aos editais da Lei Paulo Gustavo. Com o objetivo de ampliar a disponibilidade dos recursos da lei e promover projetos artísticos e culturais diversos, equipes de busca ativa percorrerão 44 polos no Tocantins, envolvendo quatro grupos compostos por um total de 16 pessoas.

O Governo do Tocantins por meio da Secult, lançou cinco editais distintos que visam fomentar e premiar projetos artísticos e culturais em diversas linguagens. Os cinco editais disponíveis são: Artes Tocantins 2023, Prêmio Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas do Tocantins, Prêmio Culturas Tradicionais e Populares do Tocantins, Prêmio Mérito Cultural Tocantins 2023 e Audiovisual Tocantins.

Para garantir que esses editais alcancem todos os fazedores de cultura do Tocantins, as equipes se distribuíram em quatro circuitos distintos, tendo a capacidade de abranger os 139 municípios do estado. Durante 15 dias percorrerão comunidades quilombolas, comunidades indígenas e assentamentos rurais, a fim de alcançar aqueles que têm dificuldade de acesso a recursos culturais devido à falta de infraestrutura digital. As pessoas envolvidas nas equipes foram selecionadas com base em seu envolvimento prévio com a cultura e as comunidades locais, garantindo uma abordagem sensível e eficaz.

De acordo com a Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores, esse é o ponto alto de todo o processo de execução da lei Paulo Gustavo. “Nós esperamos de fato chegar àquelas pessoas, aqueles lugares que comumente não são atendidos. Os diferentes sujeitos indígenas, quilombolas, populações rurais, dos movimentos sociais, que habitualmente não participam desse processo de fomento”, afirmou.

Para Rafael Buda, coordenador do Instituto Trocando Ideia, parceiro da Secretaria da Cultura na operacionalização dos editais, a iniciativa é um marco importante. " Acredito que é a primeira experiência nesse sentido no Brasil que faz uma busca ativa com esse público-alvo. A ideia é que a gente possa potencializar as inscrições dos indígenas, quilombolas e artistas, enfim, da cultura popular, da cultura tradicional, fazendo com que o edital possa chegar a cada vez mais pessoas aqui no estado", destacou.

Cada equipe possui o seu roteiro de cidades. Tiago Cardoso, coordenador da equipe 1, ressaltou o desejo de proporcionar às pessoas a chance de produzir cultura. "A expectativa é grande para conhecer um pouco mais do estado do Tocantins e dar oportunidades para as pessoas que fazem cultura e ainda não conhecem os editais", ressaltou.

A iniciativa apesar de desafiadora é essencial para garantir o acesso aos editais. “O nosso maior desafio será conhecer todas essas comunidades e tentar traduzir na linguagem do edital o que elas precisam”, afirmou a coordenadora da equipe 2, Flávia Rodrigues. Já Tiago Rodrigues, coordenador da equipe 3, mencionou a importância de envolver ativamente as comunidades rurais e tradicionais no âmbito cultural.  "A expectativa é grande para que a gente possa atingir, de fato, essas pessoas, que elas sejam inseridas e possam participar desse circuito cultural também e ver a importância do trabalho que elas fazem, como uma forma de viver da cultura, de reproduzir esses valores e a identidade das suas comunidades e dos seus povos”, afirmou.

Para Diogo Goltara, coordenador da equipe 4, a LPG na Estrada é uma iniciativa fundamental para a inclusão. “O objetivo desse projeto é que a gente consiga possibilitar a participação de pessoas que tem pouco acesso aos recursos por não terem ferramentas disponíveis”, enfatizou.

Para facilitar ainda mais o acesso e esclarecer dúvidas, a Secretaria da Cultura lançou um canal de atendimento por WhatsApp no número (63) 98118-9819, disponível de segunda a sexta-feira durante o horário comercial.

Os editais da Lei Paulo Gustavo podem ser acessados no https://www.to.gov.br/secult/lei-paulo-gustavo/22fq6qz8limh . As inscrições estarão abertas até às 23h59 do dia 29 de outubro e podem ser realizadas por meio do link http://lpg.to.gov.br/ .

A saída do primeiro circuito das equipes, ocorreu nesta terça-feira, 17. Essa primeira etapa deve ser concluída até o final da semana. As equipes estão distribuídas da seguinte forma:

Equipe 1: - Silvanópolis, Santa Rosa, Ipueiras, Chapada de Natividade e Natividade. 

Equipe 2: São Félix, Mateiros, Ponte Alta, Jaú e Gurupi.

Equipe 3: Maurilândia, Tocantinópolis, São Bento e Araguatins.

Equipe 4: Monte do Carmo, Brejinho, Porto Nacional e Paraíso. (Precisa/AI)