Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Fundação Cultural de Palmas realiza nesta terça, 30, o recital de trombone e piano, com Aline Martins e Abner Jorge, na Galeria Municipal de Artes do Espaço Cultural de Palmas, a partir das 20h. O recital faz parte do projeto música da galeria.

Para a presidente da fundação, Kátia Maia Flores, o projeto é uma ação que propõe divulgar alternativas para a valorização da música e divulgação de artistas visuais em âmbito municipal e estadual, incluindo espaços de fruição estética pouco frequentados. “A idéia do concerto partiu da vontade dos músicos de interpretar compositores ou gêneros que marcaram sua formação musical ou imaginação sonora”, complementou Flores.

A pianista Aline Martins explica que um dos objetivos do recital é relembrar a música dos compositores Chopin e Schumann e homenagear o trombonista Radegundis Feitosa que faleceu no dia 1º de julho deste ano, alem de difundir a música de câmara, pouco divulgada pelos meios de comunicação de massa. “Visto que em Palmas são poucas as apresentações deste segmento musical, faz-se necessário esse tipo de trabalho”, diz a pianista.

Programação

O recital de trombone e piano traz um repertório diversificado em que se passeia pelo spiritual, canção de fundo religioso, (nobody knows); música brasileira (Maestro Duda e Milton Nascimento) e por compositores da música de concerto (Chopin e Schumann). O dueto abre o recital com “Andante de Osvaldo Lacerda” e “Fantasia para trombone e piano”, de James Curnow.

Em seguida, haverá um momento com duas músicas de piano solo e uma de trombone: “Noturno op. 27 n 2 de Chopin, Arabeske op. 18”, de R. Schumann, e “Travessia”, de Milton Nascimento. Os músicos fecham o recital com o spiritual “Nobody knows the trouble I´ve seen/ all day, all night” e “Marquinhos no frevo”, do Maestro Duda.

Fonte: Ascop