Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Maryellen Araujo

Foto: Maryellen Araujo

A importância da inovação em empreendimentos foi o tema predominante na programação preparada pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - na Feira do Empreendedor, em Palmas. O Seminário de Inovação Tecnológica, realizado na tarde e noite desta quinta, 02, promoveu o debate sobre o tema em 3 palestras ministradas por profissionais da área.

A palestra Programa Senai de Gestão da Inovação abriu o Seminário detalhando as ações e programas que a instituição desenvolve sobre o tema em todo o Brasil. A analista de desenvolvimento industrial da Unidade de Tecnologia e Inovação do Senai Nacional, Germana Zapatta, apresentou os 5 pilares nos quais se alicerça o Programa: Diretrizes estratégicas, Adequação de processos, Infraestrutura, Estruturas organizacionais e Gestão de Pessoas. “Esses pilares vão dar força às várias ações voltadas para inovação no Sistema (indústria), como o Edital de inovação, o Inova Senai e a difusão da informação”, explica Germana citando os principais projetos do Senai.

O diretor regional do Senai Tocantins, Marcus Fonseca, destaca que “o seminário promove a reflexão sobre o contexto da inovação no Tocantins por meio do envolvimento dos principais agentes deste processo. Ao mesmo tempo, difunde os instrumentos de fomento para que empresas possam saber como ser beneficiadas pelas políticas e projetos de incentivo à inovação no Estado”, aponta.

A segunda palestra da tarde, Inovação e Tecnologia: O que o Senai pode fazer pela sua empresa, esclareceu aos estudantes, professores da área e demais participantes do seminário como a instituição contribui para a inovação no Estado por meio de seus cursos, assessoria técnica e serviços. Para falar sobre o tema, ninguém mais adequado que o consultor Roberto Farol, que já foi diretor de tecnologia no Senai e hoje têm clientes como o Sebrae, Votorantim e o próprio Senai. Faro conta que ao apresentar a gama de opções disponibilizadas pelo Senai era comum ouvir exclamações do tipo “eu não sabia que o Senai tinha tudo isso”. “Um exemplo de um serviço oferecido que é pouco conhecido é a aferição da qualidade da energia nos estabelecimentos que já é feita em Araguaina. Em uma empresa em que o dono considerar que o fornecimento de energia não está bom, o Senai faz a medição de voltagem e o que for preciso para verificar a qualidade da energia”, cita.

Para fechar a programação de palestras da noite desta quinta-feira, Ricardo Bonacorci, autor do livro Explosão da Inovação, apresentou a palestra que leva o título de sua obra. Com dinâmicas divertidas, o palestrante envolveu um público composto não só por empresários, mas principalmente de jovens que ainda vão compor o mercado de trabalho. “Inovação está muito atrelado ao empreendedorismo. Para montar um negócio e ser bem sucedido é preciso usar a inovação como uma ferramenta de diferenciação. É interessante o público jovem estar atento, pois estão entrando no mercado de trabalho e os mais abusados, no sentido mais positivo da palavra, vão querer empreender e abrir seu negócio, e para isso acontecer a visão da inovação será imprescindível”, concluiu Bonacorci.

O Senai participa da Feira do Empreendedor como parceiro do evento e leva aos visitantes, até o dia 04/12, palestras e mostras tecnológicas para evidenciar as oportunidades de negócios que a instituição pode oferecer para as empresas no processo de inovação. No estande do Senai estão expostos alguns dos equipamentos utilizados nas aulas e produzidos pelos alunos, como o simulador de máquinas pesadas e o braço mecânico desenvolvido por alunos do Centro de Tecnologia de Araguaina. A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, desde o dia 1º, de 17:00 às 22:30.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senai