Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O superintendente do Procon, Tocantins, Juarez Rigol da Silva, recomenda aos consumidores cautela na hora de fazerem as compras de final de ano, um dos itens importantes é saber que se o produto não apresentar defeitos, nem sempre será possível a troca.

É importante que o consumidor lembre de preencher o termo de garantia, solicite a nota fiscal e a cópia do contrato. Juarez Rigol explicou que os consumidores fiquem atentos para a propaganda enganosa, que oferece muitas vantagens, mas é necessário que as pessoas observem se realmente necessitam do produto, se este apresenta algum defeito ou se está próximo de vencer a data de validade.

Produtos natalinos

O cuidado maior dos consumidores deve ser com os produtos elétricos. É necessário que testem os produtos como pisca-pisca, árvores de natal com luminárias e os objetos musicais. Juarez Rigol explicou que o consumidor deve preferir adquirir os produtos em lojas especializadas de iluminação e eletricidade, com a observação da voltagem, condições de garantia e realizar a instalação conforme as orientações do fabricante.

Já os produtos alimentícios como panetones, castanhas, nozes, avelãs, deve-se observar a data de validade e descartar os produtos com embalagens alteradas ou amassadas.

Cuidados com as compras a débito

Nas compras a debito o cuidado é com a senha, o consumidor deve conferir o campo que está digitando a senha, se o local é seguro e antes de assinar o comprovante de pagamento a crédito, verificar o valor da compra.

Juarez Rigol recomenda que os consumidores devem antes de efetuar as compras, consultar o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas no site do DPDC – Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, disponível no site www.mj.gov.br/dpdc, que traz uma lista das empresas mais reclamadas pelos consumidores e os tipos de queixas.

No ato da compra, o consumidor precisa ficar atento ao preço do produto, as taxas de juros, encargos adicionais, parcelas de entrada e número de parcelas, para não ser pego de surpresa com os altos valores das dívidas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seciju