Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva , da Quadra 405 Norte, em Palmas, serão agentes de endemias por um dia, e vão inspecionar as residências vizinhas à escola, em busca de focos de dengue. A inspeção será supervisionada por técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e será realizada nesta sexta-feira, dia 10, às 14 horas, começando pelo pátio da própria escola em que estudam.

A ação faz parte do projeto “A dengue se combate todo dia”, que forma estudantes multiplicadores no combate e prevenção a dengue, dentro e fora da escola, além de trabalhar interdisciplinarmente conteúdos em sala de aula.

Capacitados

Os alunos foram capacitados por técnicos do CCZ, durante dois dias, dentro da Escola. “Eles conheceram a biologia do ciclo de vida do mosquito, o período de incubação da doença, sabem diferenciar uma muriçoca de um Aedes aegypti e já são capazes de reconhecer ambientes propícios ao desenvolvimento do mosquito” - explica José Benedito Alves de Oliveira, supervisor geral de Endemias da Semus.

Pesquisa de Campo

Na visitas as casas de moradores circunvizinhos à escola, os alunos farão vistorias aos quintais e entrevistas para levantar dados que farão parte de um levantamento estatístico dos casos de dengue na quadra. Na elaboração desse levantamento, os alunos construirão planilhas e tabelas com os informações obtidas nas visitas. Durante a inspeção, os alunos serão supervisionados por agentes de endemias do CCZ.

“Envolver a comunidade escolar é uma uma excelente estratégia de combate a dengue pois, os alunos são cuidadosos e o trabalho precisa ser feito em conjunto, pelo poder público, comunidade e escolas” - reforça Samuel Bonilha - secretário da Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus