Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde desenvolveu, através da Gerência de Dengue e Febre Amarela, um sistema de informação para a dengue, chamado de Focos-Online. O objetivo é gerar um banco de dados dos focos de aedes aegpty encontrados e agilizar a prestação de relatórios entre Vigilância Epidemiológica municipal e estadual. O programa já está disponível através do endereço eletrônico: nis.saude.to.gov.br/focosonline, e os municípios deverão se cadastrar para acesso.

Para isso, a gerência enviou para os 139 municípios do Estado manual para utilização do Focos-Online, e realizou capacitação para coordenadores da vigilância epidemiológica dos 10 municípios prioritários para combate da dengue, outros 30 municípios já se cadastraram para utilizar o sistema.

O Focos-Online disponibiliza modelo de notificação para os proprietários de imóveis incidentes, que deve ser utilizado pelas vigilâncias de acordo com o código de postura do município. Posteriormente deve ser ajustada uma recomendação do Ministério Público para uso desta notificação.

O sistema deverá ser alimentado diariamente pelos responsáveis pelas vigilâncias, e não substitui outros programas já referendados pelo Ministério da Saúde e Sesau como o Sisfad – Sistema de Informação de Febre Amarela e Dengue.
Para o Diretor de Vigilância em Saúde do município de Colinas do Tocantins, José Veloso Júnior, o sistema é mais uma ferramenta epidemiológica para materializar as informações, “deve proporcionar melhor monitoramento e direcionamento das ações”, avaliou.

Fonte: Assessoria de imprensa Sesau