Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

O Tocantins é um dos únicos estados brasileiros que ainda não criou sua Fundação de Amparo a Pesquisa. Isto trás consequências bastante negativas para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, que vai desde a baixa atração para fixação de pesquisadores competentes nas universidades até a redução da capacidade de inovação tecnológica ao longo do tempo.

A maior parte dos estados brasileiros gasta com pesquisa científica e tecnológica 1% do total da receita tributária do Estado. Historicamente, o Estado do Tocantins computa nestes gastos as bolsas para estudantes das faculdades particulares, o que em minha opinião constitui em um desvio de finalidade. A não existência da Fundação de Amparo a Pesquisa, faz com que os escassos recursos alocados em ciência e inovação sejam mal aplicados e com baixo retorno social.

A Fundação de Amparo a Pesquisa pode se constituir em um importante instrumento para apoiar a pesquisa científica e inovação tecnológica. Vários programas especiais podem ser criados para induzir o desenvolvimento de pesquisas que promovam o avanço da fronteira do conhecimento e a inovação tecnológica. Ademais, a criação da Fundação pode fortalecer a implantação e consolidação de mestrados e doutorados no estado, que necessitam muito de um instrumento regional para o financiamento de suas atividades de ensino e pesquisa.

No Estado do Tocantins, a criação da Fundação de Amparo a Pesquisa também cumprirá um papel importante de fixação de pesquisadores doutores nas universidades locais. Muitos pesquisadores, que aqui chegam, não encontram as condições de apoio adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho, acabam optando por outras universidades (com maior porte e estrutura) no País, em estados com o sistema de ciência e tecnologia já estruturado. Existe uma permanente fuga de cérebros do Estado do Tocantins e isso precisa e pode ser contido.

Desenvolvimento científico e tecnológico é imprescindível para a consolidação da economia do Estado do Tocantins, principalmente no longo prazo. Mas ele não se faz somente com palavras ao vento e sim com ações concretas, por isso é emergente a criação imediata da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Tocantins.