Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Arquivo/Seciju

Foto: Arquivo/Seciju

No dia 1º de janeiro de 2011, José Wilson Siqueira Campos (PSDB) assumirá o governo do Tocantins pela quarta vez o Palácio Araguaia.

O tucano já adiantou algumas alterações na estrutura administrativa do Estado no entanto ainda não se sabe como ficará a Coordenação de afrodescendentes, única coordenação responsável pela relação com as entidades de movimento negro e ainda pelas comunidades quilombolas do Estado.

Siqueira unificou a estrutura da cidadania e Justiça com a de Segurança Pública, conforme já foi anunciado.

Além da coordenação de Afrodescendentes, a Fundação Cultural atualmente também era responsável pela preservação do legado cultural das comunidades de quilombo. Na gestão de Siqueira a Cultura será uma pasta e não mais uma Fundação como nos últimos oito anos.

Com as mudanças de estrutura de governo ainda paira a dúvida de como o novo governo deve pautar e gerir a questão da Igualdade Racial no Estado tendo em vista o intercâmbio com os programas sociais do governo federal.

Educação

À frente da pasta da Educação estará Danilo de Melo e Sousa que era secretário de Palmas. Junto ao secretário a maior demanda é viabilizar o ensino da lei que obriga a temática nas salas de aula.

Conforme afirmou ao Negro em Debate, Maximiano Bezerra, presidente do Fórum de Educação do Estado, ainda são grandes os desafios com relação à temática nas escolas do Estado.

Fonte: Portal Negro em Debate