Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Um tremor de terra acontecido por volta das 9h30min deste sábado, 08, deixou a população de Porangatu [extremo norte de Goiás] assustada. Segundo informações do Agente da Defesa Civil de Talismã, João Carlos Lopes, o Corpo de Bombeiro recebeu mais de 100 ligações depois do tremor.

Ainda não foi divulgada a intensidade do tremor, mas, segundo João Carlos Lopes, que estava em Porangatu (GO) todos os moradores sentiram o chão balançar. “Estava numa sala fazendo um curso e tudo começou a balançar e daí saímos e quando chegamos na rua muitas pessoas já estavam fora de suas casas. Em seguida eu fiz o comunicado à defesa civil nacional e eles disseram que não estavam sabendo. Ligamos também no Corpo de Bombeiro daqui e eles nos disse que receberam mais de 100 ligações”, disse.

João Carlos supõe que o tremor é decorrente de uma falha geológica localizada no norte de Goiás e sul do Tocantins. “Na qualidade de agente da defesa civil eu sei que temos uma falha geológica na região onde existem duas placas que estão próximas uma da outra e em três anos essas placas elas devem se unificar e com isso existe uma grande possibilidade de terremoto na região”, disse.

Reincidência

No dia 08/10/2010 um tremor com intensidade 4,5 graus na escala Richter, registrado pelo Observatório de Sismologia da UnB (Universidade de Brasília), atingiu várias regiões de Brasília e parte de Goiás. O tremor ocorreu a uma profundidade de 14,8 km, com epicentro 75 km ao Norte de Uruaçu (GO), 235 km ao Sul de Gurupi (TO), 255 km a Norte de Brasília e 275 km a Sudoeste de Campos Belos (GO).

O fenômeno, ainda segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, foi provocado por uma falha geológica localizada no norte de Goiás e sul do Tocantins.

Fonte: Site Atitude Tocantins – Wesley Silas