Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os 170 estudantes universitários de grandes centros urbanos que se inscreveram no Programa Senar Rondon 2011 terão duas semanas de férias diferentes. Os alunos irão acompanhar o dia-a-dia das famílias que vivem nos assentamentos rurais do interior do País e repassar às populações do campo os conhecimentos acumulados na universidade.

Desenvolvido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), entidade do sistema “S” presidida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nos assentamentos rurais, em um verdadeiro intercâmbio de conhecimentos e vivências. No Tocantins, os estudantes trabalharão na cidade de Abreulândia, de 24 a 30 de janeiro, e em Marianópolis, de 31/1 a 6 de fevereiro.

Esta é a segunda edição do projeto, a primeira ocorreu em julho de 2010. Participam do Senar Rondon alunos dos cursos de pedagogia, serviço social, medicina veterinária, zootecnia, medicina, enfermagem, odontologia, educação física e direito. O grupo será dividido em cinco turmas, que visitarão 10 cidades no total, permanecendo sete dias em cada uma das cidades. No roteiro, estão os Estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins. Os estudantes partem de Brasília no dia 23/01, retornando ao Distrito Federal em 9 de fevereiro.

O projeto conta com a parceria das universidades Plínio Leite, de Niterói/RJ, Universidade Una, de Belo Horizonte/MG, Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro/RJ, Universidade Santo Amaro, de São Paulo/SP e o Centro Universitário UnirG, de Gurupi/TO. Dia 21/01 serão realizadas palestras e oficinas para professores e monitores, em Brasília.

O lançamento oficial é no dia 22/01, às 9h, com a presença da presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, na sede da entidade, em Brasília (SGAN Quadra 601, Módulo K). No dia 23/1, os ônibus com os estudantes partem rumo aos assentamentos rurais selecionados.

Fonte: Assessoria de Imprensa CNA