Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Na unidade de Gurupi, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, uma equipe orienta os empreendedores individuais sobre o passo a passo, quanto ao preenchimento da declaração de rendimentos junto à Receita Federal realizado somente pela internet através do site do Simples Nacional (www.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional).

Já nos 29 municípios da região sul e sudeste, equipes do Sebrae visitam os empreendedores de cada município, a partir desta segunda-feira, 24, até sexta-feira, 28. A ação itinerante tem como objetivo auxiliar aos profissionais formalizados a como declarar seus rendimentos junto a Receita Federal.

De acordo com o gerente do NRS, José Carlos Bessa, a orientação e a informação ao público dos municípios do interior do Estado, facilita e aproxima o empreendedor da instituição. “As visitas às cidades do interior têm a função aproximar o Sebrae dos empresários e desta forma facilitar o seu acesso às informações, em especial, a declaração do Empreendedor Individual que tem prazo para ser entregue até 28 de fevereiro”, explica.

A Declaração Anual do Microempreendedor é um documento fiscal obrigatório onde reúne informações das empresas referentes ao ano fiscal de 2010. O documento deve ser preenchido até o dia 28 de fevereiro, data final do prazo.

Todos os empreendedores individuais devem declarar, inclusive aqueles não venderam nada devem preencher e informar a Receita Federal o valor do faturamento. Quem não realizar a declaração dentro do prazo terá seu CPF e CNPJ da empresa negativados e ainda será aplicada uma multa de R$ 50,00.

Para preencher a declaração é necessário estar com Certificado de Condição de Microempreendedor (CCMEI) e anotações em geral referente às compras e vendas em mãos. O analista Stefane Cardoso alerta que mesmo aqueles que encerraram suas atividades devem providenciar a declaração. “Convocamos os empreendedores individuais que aproveitem a oportunidade e procure o Sebrae quando estiver em sua cidade. Ressaltamos ainda que é necessário que os empreendedores individuais estejam em dias com suas mensalidades”, conclui.

Os escritórios de contabilidade também estão realizando a declaração, a lista completa de contadores pode ser encontrada no site: (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Municípios que serão visitados da região sul e sudesteJaú do Tocantins, Palmeirópolis, São Salvador, Paraná, Arraias, Crixás, Aliança, Dueré, Cariri, Figueirópolis, Sandolândia, Araguaçu, Talismã, Alvorada, Sucupira, Formoso do Araguaia, Peixe, São Valério, Chapada de Natividade, Natividade, Almas, Porto Alegre, Novo Jardim, Ponte Alta, Taguatinga, Aurora, Lavandeira, Combinado e Novo Alegre.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae