Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Os aluno da rede municipal de ensino de Palmas retornaram hoje, 24, as suas atividades escolares relativas ao ano letivo de 2011. A solenidade oficial aconteceu na Escola Municipal Anne Frank, na 110 Norte. Ao lado do Secretário Municipal de Educação, Zenóbio Júnior, e demais secretários de governo e autoridades, o prefeito Raul Filho prestigiou o Momento Cívico e pessoalmente deu as boas vindas aos alunos da Escola Municipal Anne Frank.

Raul Filho destacou que para ele e sua equipe é um prazer visitar as escolas da rede municipal de ensino e que sabe dos desafios, que há muito a se fazer, mas este ano os esforços serão redobrados na educação e na saúde em Palmas. “2011 será o ano da educação e também da saúde no município de Palmas. Existem muitos desafios, muito a se fazer e nós não vamos nos furtar de fazer. Em 2010 atingimos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação básica) percentuais maiores do que os europeus que são de média 6, alcançamos metas que estavam estipuladas para 2022”, ressaltou o prefeito.

O prefeito ainda destacou que a rede municipal será “uma competidora” da rede particular de ensino em busca de ensino de qualidade, uma vez que a administração pública tem por obrigação oferecer um ensino de maior qualidade do que a rede privada. “Nossas crianças têm que ter um ensino de qualidade, seremos competidores da rede privada. Nós temos por obrigação fazer melhor que a rede particular de ensino. Neste início de ano letivo desejo que possamos superar os avanços que tivemos em 2010”, enfatizou.

Na oportunidade a diretora da Escola Municipal Anne Frank, Alice Furukawa, falou do compromisso da escola em manter neste ano os níveis de qualidade observados no ano de 2010 e avançar em mais conquistas para o bem da comunidade escolar.

Alice enfatizou o aumento do número de alunos a serem atendidos neste ano, que subiu de aproximadamente seiscentos para oitocentos. “Neste ano a escola oferecerá também o atendimento no contra turno para cerca de seiscentos alunos, que participarão de atividades extra classe, como práticas esportivas, teatro, dança, artes visuais, entre outras atividades. Responsabilidade e compromisso são ainda maiores neste ano”, afirmou.

Avanços no Ideb

Na última avaliação do Ideb, Palmas conseguiu o primeiro lugar dentre as capitais no Brasil nas series iniciais. A média de Palmas foi de 5,6, e nove escolas superam a média 6,0, exemplo da Escola Anne Frank que obteve média 7,5, superando índices internacionais de desenvolvimento na educação.

Esses avanços no Ideb, aliados a proposta de ensino em tempo integral e demais propostas pedagógicas de Palmas, têm levado a Capital do Tocantins a ser referência em educação para o Ministério da Educação (MEC). Por orientação do MEC, gestores como os prefeitos de Londrina (PR) e de Cariacica (ES) têm vindo conhecer os modelos de gestão em educação de Palmas, especilamente no tange as escolas de tempo integral.

Gestão diferenciada na educação

O Secretário Municipal de Educação, Zenóbio Júnior, disse que tem um desafio muito grande que é de realizar uma gestão diferenciada. O gestor ressaltou que irá buscar ações para valorizar ainda mais os profissionais da educação. “Temos um desafio muito grande, finalizei o ano como chefe de gabinete e inicie este ano como secretário, vamos buscar uma gestão diferenciada. Melhoramos os pontos do Ideb, e com isso este ano tivemos uma procura grandiosa por vagas, mas precisamos continuar buscando melhorias, mais avanços. Vamos buscar mais ações de valorização aos profissionais da educação”, destacou Zenóbio Júnior.

Zenóbio também anunciou as melhorias conquistadas e firmadas pelo prefeito para a educação em 2011. Será feita a ampliação de varias escolas, a construção de mais três Escolas de Tempo Integral (ETI), a construção de mais cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s) e a construção de mais duas escolas padrão, além de uma grande reforma na Escola Municipal Estêvão Castro, no Jardim Aureny III. “Peço a união de todos os pais, alunos, profissionais e principalmente da comunidade para realizarmos uma gestão inovadora”, finalizou o secretário.

Início do ano letivo

Grande parte das escolas da rede municipal de Palmas iniciaram suas atividades, referente ao ano letivo de 2011, na manhã desta segunda-feira, 24, sendo todas elas escolas que atendem em tempo parcial e CMEI”s. Já as Escolas de Tempo Integral e alguns CMEI”s reiniciarão suas atividades no dia 1º de fevereiro.

Fonte: Ascop