Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) apresenta levantamento de fatores de risco para acidentes de trânsito em mais uma etapa de execução do projeto “Vida no Trânsito”, nesta quarta-feira, 26, às 14 horas, no auditório da Semus, na quadra 103 Sul.

A proposta é a integração de dados relacionados a acidentes de trânsito na Capital. O objetivo é proporcionar convergência de informações da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte de Palmas (SSTT), dos relatórios de atendimento a vítimas de acidentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Semus, do Sistema Integrado de Operações Policiais (SIOP) da Polícia Militar do Estado (PM-TO), do Sistema de Informações Hospitalares da Secretaria da Saúde de Estado (Sesau) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – TO).

“Com a integração dos sistemas, poderemos efetuar o levantamento dos fatores de risco para acidentes nas ruas de Palmas. E, posteriormente, em conjunto com todos os outros parceiros envolvidos, vamos viabilizar mecanismos de monitoramento periódico do trânsito, para serem usados em ações de prevenção em acidentes de transito”, explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde.

Estudo de Casos

“Também faremos estudos de acidentes graves, isto é, que tenham gerado internação ou óbito de vítimas no trânsito de Palmas, para, em seguida, identificarmos os fatores de risco envolvidos”, explica Marta Malheiros, gerente da Vigilância Epidemiológica da Semus. Na quinta-feira, dia 27 de janeiro, serão apresentadas as propostas de execução do projeto “Vida no Trânsito” e o planejamento das ações para o ano de 2011.

Acidentes

Dados do Ministério da Saúde (MS) revelam que mais de 300 mil brasileiros perderam a vida em decorrência de acidentes de trânsito entre 2000 e 2008. Em Palmas, estima-se que 11,6% das mortes, em 2009, ocorreram em conseqüência de acidentes de trânsito, com predomínio de vítimas com idade entre 20 e 49 anos.

Vida no Trânsito

Palmas está entre as cinco capitais brasileiras selecionadas para a execução do projeto “Vida no Trânsito”, cujo principal objetivo é a prevenção de lesões e mortes causadas por acidentes de trânsito. O projeto recebe apoio do Ministério da Saúde (MS), da Organização Mundial de Saúde (OMS), da organização não-governamental (Ong) Global Road Safety Partnership (GRSF), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Fundação Bloomberg Philanthropies, fundação internacional de promoção de atividades na área social.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus