Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em seu discurso, o ex-presidente da Associação Tocantinense dos Municípios, prefeito de Santa Fé do Araguaia, Valtênis Lino (PMDB), concordou com o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), ao informar que a Marcha dos Prefeitos à Brasília não rendeu muitos frutos. “Mas nós devemos continuar com essas marchas”, completou.

O prefeito ainda destacou que os municípios brasileiros juntos tem muito poder para negociar recursos junto ao governo federal. “Só falta aos municípios se unir”, frisou.

Assim como o prefeito Raul e o senador João Ribeiro (PR), Lino destacou a necessidade de se realizar uma reforma tributária para que as prefeituras tenham condições financeiras de manter seus programas e as folhas salariais em dia. “Com os recursos que tem, os municípios não tem condições de bancar este aumento no salário mínimo”, informou.

O ex-presidente da ATM ainda frisou que a principal proposta de seu biênio à frente da entidade nunca foi cumprida pelos governos dos peemedebistas Marcelo Miranda e Carlos Henrique Gaguim. A proposta, segundo Valtênis é no sentido de se rever a distribuição do ICMS. “Nós achamos que é uma vergonha, um desrespeito, e quero que o governador Siquira Campos nos ajude a tornar esta distribuição mais justa”, completou.

O ex-presidente ainda frisou que a entidade vai continuar a trabalhar em favor dos municípios do Tocantins. “O que nós recebemos não dá para manter o trabalho, que dizer o planejamento”, disse.