Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

A reunião entre o governador Siqueira Campos (PSDB) e os mais de 80 prefeitos tocantinenses presentes no Auditório do Palácio Araguaia no final da tarde de ontem, quinta-feira, 27, foi destacada por eles como um “gesto de unir forças e objetivos para um trabalho visando o bem comum do Estado, dos municípios e da população”.

Para o prefeito de Miranorte, Abraão Costa (PMDB), o encontro “significou uma política elevada por parte do governador e sua consideração em procurar reunir os gestores municipais, a fim de traçar uma linha de atuação para resolver os problemas, visto ser essa a expectativa da comunidade”, afirmou.

Costa acrescenta que o próprio gesto de vários companheiros de sua base em abrir mão de uma chapa na Associação Tocantinense de Municípios (ATM) em prol de um candidato de consenso, no caso do prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PR), foi um passo que ajudou nesse processo, sublinha.

O novo presidente da ATM, ao garantir que já começou a trabalhar pela entidade que passa a presidir pelos próximos dois anos, destacou que além de ser importante em si, a reunião marcou um momento em que se “instituiu a unidade para a classe (os gestores municipais) e prenúncio de um trabalho conjunto e profícuo para a população tocantinense.

Ao avaliar como satisfatória e que contribuiu para elevar o pensamento positivo dos chefes de executivos municipais, o prefeito de Almas, Leonardo Cintra (PSDB), o mais jovem do Estado e eleito vice-presidente da ATM, afirmou que a reunião sinaliza para a união e a boa convivência que norteará os atos do governador e os prefeitos. “Aqui foi demonstrada mais uma vez a sua (do governador) capacidade em função da definição na ATM e do que sua administração e a nossa, dos prefeitos, podem fazer para melhorar o Estado”, observou.

Siqueira Campos entusiasma prefeitos

“Até 30 de junho nós vamos recuperar as finanças desteEstado, vamos realizar obras e honrar todos os compromissos que foram legalmente feitos aos prefeitos, independente de partido político a que pertençam”,anunciou o governador Siqueira Campos aos 88 prefeitos.

Siqueira Campos ressaltou várias vezes que 52% da população tocantinense não tem o que comer. “Num Estado tão rico de recursos naturais como o nosso, isso não pode continuar acontecendo” disse, citando estudos realizados pela Universidade de São Paulo-USP, que aponta o Tocantins como o primeiro Estado brasileiro em condições ideais para desenvolver projetos sociais, tais como: reflorestamento, fruticultura, canaviais, criação de rebanhos; modelos que envolverão a participação dos municípios.

E concluiu: “Devemos nos espelhar nessa união de todos vocês prefeitos. “O Tocantins é viável. Vamos revitalizá-lo e transformá-lo em um Estado pujante” convocou, e “contem comigo”, garantiu.

Fonte: Secom