Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde informa que a vacinação contra Hepatite B foi ampliada para população de adultos jovens com a até 24 anos de idade. As doses já estão disponíveis nas Unidades de Saúde dos 139 municípios do Estado. Para tomar os interessados devem procurar a unidade mais próxima portando seu cartão de vacina. A medida integra um pacote de ações anunciadas no ano passado pelo Ministério da Saúde para tentar conter o avanço da doença no País.

Além de ampliar a faixa etária, o governo quer garantir que pelo menos 95% das pessoas de 15 a 19 anos e de grupos vulneráveis, como trabalhadores de saúde, população indígena e pessoas que vivem em presídios, sejam imunizadas. A meta também é ampliar, até 2012, a vacinação para as demais faixas etárias.

No Tocantins no ano passado, foram confirmados 116 casos de hepatite B. Em 2009, eram 131 pacientes. Até o momento já se somam 04 casos. “Os números mostram a necessidade da prevenção, principalmente por ser uma doença grave e crônica que pode ser prevenida com um imunobiológico”, afirmou a gerente de Hepatites Virais da Sesau, Arlete Lopes.

A vacina contra hepatite B está disponível em toda rede pública de saúde, fazendo parte do calendário de vacinação dos recém-nascidos, crianças, adolescente e adulto jovem de até 24 anos, além de outros grupos vulneráveis.

A vacina é administrada em uma série de três doses e somente o esquema completo de vacinação, confere imunidade - o intervalo entre a aplicação da primeira a terceira dose deve ser de seis meses.

A doença

Hepatite é uma doença que pode levar a lesões e câncer do fígado. Este órgão é responsável pela digestão de gorduras, produção de certas proteínas e neutralização de substâncias tóxicas presentes no organismo, mas, freqüentemente quem está ou esteve doente não sabe,pois na maioria das vezes não apresentam sinais e sintomas o que compromete seu funcionamento.

Transmissão

A hepatite B é transmitida pelo sangue, esperma e secreção vaginal, atinge quem faz sexo sem camisinha ou compartilha objetos contaminados por sangue, como lâminas de barbear e alicates de unha. A doença, que também pode ser transmitida da mãe para o bebê, é o único tipo de hepatite para o qual existe vacina específica.

Público alvo

Crianças, adolescentes, gestantes após o 3º mês, manicures, pedicures, podólogos, mulheres que fazem sexo com mulheres; transgêneros; caminhoneiros; portadores de DST – Doenças sexualmente transmissíveis, hemofílicos, assentados e acampados, abusados sexualmente e acidentados com material infectado, pessoas que fizeram sexo com portador da doença, profissionais da saúde, doentes crônicos do fígado e rins; imunodeprimidos, doadores de sangue e receptores de muitas doações; transplantados e doadores; pessoas que vivem com portadores; pacientes com fibrose cística, doença autoimune, indígenas, usuários de drogas injetáveis; presidiários, reclusos em hospitais, carcereiros, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, coletores de lixo, atuantes em resgates e policiais.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesau