Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foi apresentado ontem, quarta-feira, 9, no Fórum de Porto Nacional, o projeto Padarias nas Unidades Prisionais. O idealizador da proposta, Rogério Ribeiro, apresentou o projeto de qualificação profissional de detentos para o promotor de justiça de Porto Nacional, André Ramos Varanda, e para representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Rotary Clube, Igreja Católica, Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Nacional, dentre outros setores da sociedade civil organizada.

Na explanação, Rogério Reis e a instrutora de cursos no ramo da panificação, Marlene Dias, destacaram a importância de qualificar os presos, afastando-os assim da ociosidade, reduzindo suas penas e oferecendo uma possibilidade de reinserção na sociedade, após o cumprimento das penas. “Esse é um momento ímpar para o sistema prisional, pois podemos expor nossa opinião e experiência para autoridades de diversas áreas”, pontuou Rogério Ribeiro.

O promotor de justiça André Varanda comprometeu-se a ajudar na execução do projeto, assim que forem apresentadas as planilhas contendo os custos de produção e o número de detentos que podem ser beneficiados com os cursos de panificação. “Além de oferecer o curso, temos que inserir os egressos qualificados no mercado de trabalho”, destacou o promotor.

Encaminhamentos

Ficou acertado entre os presentes a necessidade de se levantar os custos do projeto. Os responsáveis afirmaram que farão um orçamento de todos os serviços e equipamentos necessários para que os cursos sejam ministrados e para a instalação da padaria, apresentando os dados na próxima reunião, ainda sem data definida. Também ficou decidido que serão convidados para participar das discussões o Poder Público Municipal e Estadual, Sine e Senai.

Fonte: Assessoria de Imprensa MPE-TO