Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

 Governador Siqueira Campos e equipe em reunião com o Assesor do Ministério da Integração Nacional

Governador Siqueira Campos e equipe em reunião com o Assesor do Ministério da Integração Nacional Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges  Governador Siqueira Campos e equipe em reunião com o Assesor do Ministério da Integração Nacional Governador Siqueira Campos e equipe em reunião com o Assesor do Ministério da Integração Nacional

Na manhã desta quinta-feira, 10, o governador Siqueira Campos, recebeu em seu gabinete, o Assessor Especial do Ministério da Integração Nacional, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, que veio ao Tocantins apresentar os novos projetos de investimento na agricultura irrigada no Estado. Após o encontro com o governador, Ramon seguiu para o auditório do Palácio, onde ministrou a palestra “Novas Diretrizes da Política Nacional de Irrigação e Perspectivas Futuras para o Tocantins”, apresentando uma detalhada explanação sobre a reestruturação do Ministério da Integração Nacional e, anunciando a criação da Secretaria Nacional de Irrigação, com políticas específicas para este setor.

Durante sua fala, dentre outras informações, o Assessor Especial informou que durante os próximos quatro anos serão investidos cerca de R$ 200 milhões para reformulação e recuperação de projetos de agricultura irrigada, já instalados no Tocantins como o Projeto Formoso. Segundo Ramon, devem ser aplicados recursos da ordem de R$ 100 milhões apenas nesse projeto. “Nossa equipe está trabalhando no levantamento dos projetos que já estão em andamento e que precisam ser melhorados, além de realizar estudos para financiamento de novos projetos no setor da agricultura irrigada”, acrescentou.

A palestra de Rodrigues - que veio ao Tocantins, a convite do governador - foi motivada pela grande potencialidade do Estado para cultivo por meio da irrigação e pela reestruturação administrativa realizada na administração estadual. Além disso, o Tocantins já possui diversos convênios e projetos em parceria com a Secretaria de Irrigação, tais como os projetos Manuel Alves, em Dianópolis, São João, em Porto Nacional, e Sampaio, no município homônimo.

Participaram do encontro várias autoridades, entre eles o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, e o secretário da Agricultura e Abastecimento, Jaime Café.

Investimentos em projetos de irrigação no Tocantins

Projeto Manuel Alves (Obra e Gestão Integrada)

Projeto São João (Obra e Gestão Integrada)

Projeto Sampaio (Obra e Gestão Integrada)

Projeto Gurita

Projeto Pedro Afonso

Estudos e projetos

Aproveitamento Hidroagrícola da Chapada da Natividade

Aproveitamento Hidroagrícola do Rio Sobrado

Aproveitamento Hidroagrícola do Rio Palmeira

Expansão do Projeto Manuel Alves

Obras previstas no PAC 2

Revitalização do Projeto Formoso do Araguaia

Fonte: Secom com informações do Ministério da Integração Nacional