Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Aproveitando a ida a Brasília para participar da I Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que ocorre durante esta quarta-feira próxima, 16, o secretário da Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza, visitará sete diferentes embaixadas internacionais para promover a 7ª edição do Salão do Livro do Tocantins, buscando, assim, acordos de cooperação com as entidades para o evento. A primeira visita agendada ocorre ainda na tarde desta terça-feira, 15, na Embaixada do Peru, onde o secretário Danilo de Melo será recebido pelo por Carlos Garcia, adido cultural do órgão.

Em seguida, já na manhã de quinta-feira, 17, conforme a agenda do secretário estadual da Educação, será a vez das embaixadas da Alemanha e da França, que têm como representantes culturais, respectivamente, Karolina Malaczec e Gaelle Ansellin.

Por fim, das 13h30 às 17h30 do mesmo dia, Danilo de Melo será recebido nas embaixadas da Alemanha, pelo adido Eduardo Martins; da Turquia, pelo secretário geral honorário Dr. Oskan; da África do Sul, pala Srª Lorenza; e da Itália, pelo adido cultural.

Salão do Livro

Criado em 2001, o Salão do Livro, atualmente, já é destaque certo no calendário educacional e cultural não só do Tocantins, mas, especialmente, da região Norte do Brasil. Tendo como uma das principais metas instigar o hábito da leitura, o evento procura propor questionamentos que levem os participantes a formulares reflexões próprias que os levem a imergir nas obras dos autores envolvidos e, de forma geral, no mundo literário.

Edição anterior

Na última edição, em 2010, a média diária de visitantes chegou a 37 mil, o que totalizou em um público final, após 10 dias de evento, de mais de 379 mil pessoas. Na ocasião, as 500 editoras participantes, que ofertaram aos presentes mais de 80 mil títulos, apontaram o sucesso de vendas após o término do evento, que alcançou um faturamento próximo à casa de R$ 9 milhões, com a venda de 500 mil livros.

Além dos 115 estandes que comportaram as editoras e livrarias, o 6º Salão do Livro contou, ainda, com outros ambientes, como o Auditório Central, o Café Literário, o Cantinho da Leitura, o Espaço Infantil, o Espaço Jovem. Neles ocorreram diversos encontros literários, shows, palestras, gincanas, apresentações teatrais e atividades lúdicas. Ao todo, foram criados dois mil empregos diretos e cerca de três mil indiretos durante a última edição do Salão, gerando movimentação na economia de todo o Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seduc