Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug) realizou ontem, segunda-feira, 21, uma Assembleia Geral dos Professores e Servidores Administrativos da UNIRG. Na assembleia foi decidido pela continuidade do movimento grevista por tempo indeterminado e uma série de atividades de mobilização das duas categorias.

Entre as principais decisões tomadas na assembleia, o movimento decidiu fazer nesta tarde de terça-feira uma concentração de professores e servidores diante da campus II com saída de uma carreata pela cidade.

Foi formada também uma comissão de articulação com intuito de convidar pais de alunos, cidadãos de Gurupi e entidades da sociedade civil para tomar conhecimento das denúncias de improbidades administrativas e explicar os motivos da mobilização dos professores e servidores.

A assembleia conjunta das categorias elegeu uma Comissão de Articulação para contatar escolas, sindicatos, associações e outras organizações para uma reunião, no dia 23/02, quarta-feira, às 19:00 horas, no campus II da Unirg.

A assembleia dos professores e servidores em greve decidiu dar todo apoio as iniciativas dos vereadores e professores Cabo Carlos e Kita Maciel em propor no próximo dia 24/02/11, às 19:00, na Sessão Itinerante da Câmara Municipal, no Bairro Sol Nascente, Escola Joaquim Pereira da Costa, a abertura de uma CPI da Unirg para investigar o que chamam de “festival de improbidades administrativas e desvio dos recursos financeiros da Instituição”.

Escândalo financeiro

Foi protocolado junto ao Conselho Curador da Unirg mais uma denúncia apresentada as entidades dos professores e servidores da Unirg. Dessa vez trata-se de um contrato de prestação de serviços sob o nº 040, de 02 de julho de 2009, com a empresa Correia & Cruz Comércio de Artigos de Informática LTDA-EPP, estabelecida na Av. Maranhão, 1448, Centro de Gurupi, de propriedade da Senhora Rosilene Correia e Cruz e do Senhor Romivon Correia da Cruz.

O contrato firmado no valor de R$ 76.889,51 (setenta e seis mil e oitocentos e oitenta e nove reais e cinqüenta e um centavos), seria referente a “implantação de telefonia IP, composta por PABX IP com capacidade para 120 chamadas simultâneas com sessenta ramais analógicos”. Mas segundo a denúncia, apesar do contrato não ter sido cumprido pela contratada, com a devida implantação do sistema em 30 dias, conforme cláusula quarta do contrato de prestação de serviços foi totalmente quitado antes do prazo, e sem observância dos deveres com administração pública.

O mais grave da denúncia é que a empresa Correia & Cruz pertenceria a mulher do presidente da Comissão de Licitação de Gurupi, Carlos Magalhães.

Pedido de exceção de suspeição

Em virtude de Heldeir Gomes Carneiro, indicado pelo prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, para ser o novo presidente da Fundação Unirg, ser concursado do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e como servidor desfrutar de amizade com o magistrado Nassib Cleto Mamud, inclusive tendo sido seu escrivão e assessor no Cartório de Gurupi, a APUG e a ASAUNIRG protocolaram pedido de suspeição de parcialidade do referido juiz e julgamento procedente de exceção e declaração de suspeito para julgar a lide do caso da greve da Unirg.