Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O município de Fortaleza do Tabocão, a 153 quilômetros de Palmas, completou 20 anos de emancipação política no domingo, dia 20. As comemorações alusivas ao 20º aniversário do município foram marcadas por uma série de inaugurações de obras, entre elas 50 casas populares, uma ponte na zona urbana e uma reforma e ampliação de uma escola municipal. As obras foram inauguradas pelo vice-governador, João Oliveira, que na ocasião esteve representando o governador Siqueira Campos, e pelo prefeito de Fortaleza do Tabocão, João Batista de Oliveira.

A programação de aniversário do município foi iniciada às 8h da manhã, com uma missa celebrada pelo bispo diocesano de Miracema do Tocantins, Dom Philip Díckmans, na praça central de Fortaleza do Tabocão.

Em seguida, o vice-governador João Oliveira, o prefeito, João Batista, e demais autoridades presentes, inauguraram a sede do Projeto Indústria do Conhecimento, construída em parceria com o Sesi-TO; as 50 unidades habitacionais, resultado da parceria com o Ministério das Cidades e o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), uma ponte em concreto armado de 30 metros por 12 de largura, sobre o Rio Tabocão, fruto de uma parceria com o Ministério da Integração Nacional, a reforma e ampliação da Escola Municipal Francisco Pinheiro, que passou a contar com quatro novas salas de aulas totalmente climatizadas.

Além dessas obras, o Vice-governador inaugurou e conheceu de perto as 10 estufas e 13 conjuntos de irrigação construídos no assentamento do Projeto Despertar. “A comunidade de Fortaleza do Tabocão está de parabéns e fico feliz de entregar junto com o Prefeito João Batista estas importantes obras sócias para o município”, disse João Oliveira durante seu discurso.

Dentro da programação de aniversário do município, também foram entregues à população de Fortaleza do Tabocão, uma ponte em concreto armado de 12 metros, construída sobre o rio Lajeado, resultado de uma parceria com o município Rio dos Bois, uma ponte em concreto armado de seis metros na zona rural do município; três novas salas de aula e uma biblioteca da Escola Estadual Major Juvenal Pereira de Souza, fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, como também foram entregues 11.000 m² de asfalto, 15.000 m² de calçadas em ruas e avenidas, bueiros e redes de energia e água tratada em três setores do município.

Também marcaram presença nas festividades do 20º aniversário de Fortaleza do Tabocão, o deputado Federal; Irajá Abreu, o secretário Estadual de Habitação, Igor Avelino; o gerente do Sesi de Palmas, Edson Cabral, o vereador Bismarque Roberto, representando o Movimento Nacional de Luta pela Moradia, e demais autoridades.

Ainda no domingo, 20, em Guaraí, o vice-governador, João Oliveira, participou da primeira missa celebrada pelo Padre Eduardo Ribeiro Gonçalves, que foi ordenado presbítero no sábado, dia 19, na Igreja Matriz de São Pedro.

Inauguração em Paraíso

No sábado, dia 19, o vice-governador, João Oliveira, também prestigiou a solenidade de inauguração do clube “Solar Acqua Park”, em Paraíso do Tocantins. O evento de inauguração contou ainda com a presença dos deputados estaduais, Osires Damaso e José Geraldo, e do prefeito de Paraíso do Tocantins, Paulo Tavares. Na ocasião, o vice-governador João Oliveira parabenizou a iniciativa empreendedora como um novo atrativo de lazer para comunidade de Paraíso e região.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Vice-governadoria