Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Lia Mara

Após a reunião com o governador Siqueira Campos realizada na tarde desta quarta-feira, 23, os empresários do grupo chinês Jinpei Century Investiment Group confirmaram a intenção de investir no Estado. Durante entrevista a jornalistas, o presidente do grupo, Gao Jinliang, o vice-presidente, Jing Manlin e o consultor e intérprete, Paul Liu, disseram que as perspectivas são boas e que já estudam as potencialidades do Estado nas áreas de mineração, agricultura e energia. O empresário brasileiro Ricardo Nascimento, parceiro dos chineses no Brasil também participou da reunião.

“Nesta reunião de hoje discutimos os projetos que seriam viáveis, mas já estamos iniciando um estudo para firmar parcerias”, afirmou o intérprete, que também enfatizou que como consultor pretende incentivar outras empresas chinesas a investirem no Estado. “Aqui há muitas áreas que merecem investimentos e que são de interesse da China. Com certeza muitos empresários terão interesse e virão investir aqui”, destacou o consultor que também disse que o Estado do Tocantins é estratégico e pode se tornar um centro de distribuição de produtos chineses para todo o Brasil.

Investimentos

Além de investimentos nas áreas de mineração e agrícola o grupo chinês também demonstrou muito interesse em investir na área de energia. Segundo o presidente a intenção inicial, a médio e longo prazo, é investir em pequenas usinas hidroelétricas (PSH). “Nossa intenção inicial é investir em PSH, mas vamos aguardar o Governo sugerir quais são as áreas de prioridade para decidir onde atuar”.

Parceria

De acordo com o secretário de Industria, Comércio e Turismo, Ernani Soares Siqueira, que também participou da reunião entre o governador e os empresários, a expectativa é de se estabelecer uma grande parceria com os chineses. “Nossas expectativas são as melhores. É de fazer uma grande parceria com os chineses”, destacou o secretário, que também disse que os projetos com o grupo Jinpei podem se estender inclusive à área de irrigação.

Segundo o secretário a partir de agora os empresários iniciam uma análise das potencialidades do Tocantins e em breve o governador deve visitá-los na China. “Eles convidaram e o governador deve ir a China em breve para conhecer as 18 empresas do grupo e também para buscar novas parcerias”, concluiu o secretário.

Governador enfatiza parcerias

Durante a reunião, Siqueira Campos deu boas vindas aos empresários e destacou o interesse em estabelecer parcerias. “Eu gostaria muito que pudéssemos pensar em projetos, em parceria. Nossas reservas na área mineral são grandes e temos muito interesse em expandir esta área. Nosso presidente da Mineratins está à disposição e nós vamos apoiar as iniciativas no que for possível. Quero que vocês sintam que o Tocantins é uma extensão da casa de vocês”, enfatizou o governador destacando que tem uma profunda admiração pelo povo chinês.

Durante o encontro o governador também presenteou os empresários com um broche que une as bandeiras da China e a do Tocantins, simbolizando o desejo de aproximação das economias. O encontro com os empresários chineses, que já estuda a possibilidade de investimento no município de Porto Nacional, é mais uma iniciativa do governo do Estado de fortalecer a economia tocantinense buscando novas possibilidades de parcerias.

Presentes

Também participaram da reunião o secretário de Agricultura, Jaime Café, o subsecretário do Turismo e presidente da Adtur, Lúcio Flavo Adorno e o secretário executivo Ruiter de Pádua.

Potencialidade de mercado

Antes da reunião com o governador, os empresários conversaram informalmente com os representantes do governo e discutiram as potencialidades do mercado tocantinense. Na ocasião, os chineses ressaltaram seu interesse e também as contribuições em tecnologia, turismo e agricultura que o País pode dar ao Brasil e ao Tocantins.

Fonte: Secom