Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O presidente da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária, Geraldino Ferreira Paz, participou da reunião promovida pelo Fonesa - Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, na semana passada em Brasília-DF. No centro das discussões estava à participação dos Estados na PGA - Plataforma de Gestão Agropecuária, um banco de dados agropecuários informatizado, financiado pela CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária e gerenciado pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O sistema já está funcionando em caráter experimental nos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Segundo Paz, a Plataforma dará mais agilidade ao produtor rural que poderá ter acesso a toda a movimentação de entrada do seu rebanho, como o nascimento, saída, morte e abate de animais, inclusive a emissão de GTA - Guia de Trânsito de Animais. “O Sistema vai unificar as informações agropecuárias no âmbito nacional, trazendo mais eficiência e rapidez na defesa sanitária”, destacou.

Atualmente, a Adapec está interligada em 110 municípios tocantinenses no Sistema Informatizado de GTA online. “Até o final deste ano queremos concretizar os trabalhos nos 139 municípios, e com ajuda desta nova ferramenta vamos aprimorar o sistema e tornar acessível às informações aos produtores rurais”, enfatizou.

PGA

A Plataforma abrigará o Banco Nacional de Dados, um cadastro único de informações, onde permitirá que o produtor tenha uma senha para acessar ao sistema de onde estiver, inclusive para impressão de guias de trânsito animal. Outra vantagem é a ampliação do controle sanitário: eventuais problemas poderão ser comunicados eletronicamente para o escritório local responsável pela propriedade que forneceu os animais.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Adapec