Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Cerca de 250 trabalhadores cadastrados no Sine, Sistema Nacional de Empregos, participaram na tarde desta quinta-feira, 3, do encontro “Caminhos para o Emprego”, promovido em parceria pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social e pela Secretaria das Oportunidades.

Durante o encontro os trabalhadores participaram de palestras motivacionais e também responderam a um questionário apontando suas principais dificuldades no momento de encontrar emprego. Na ocasião representantes do Sebrae, Senai e Senac (que integram o Sistema “S”) destacaram a parceria com o governo do Estado na promoção de qualificação para os trabalhadores.

De acordo com o secretário das Oportunidades, Omar Hennemann, o encontro vai diminuir o descompasso que existe entre o que o mercado de trabalho procura e o que as pessoas podem oferecer. “Nós identificamos que existe este descompasso, então estamos aqui hoje ouvindo as pessoas para depois redimensionarmos as ações. Esse questionário vai nortear as ações de qualificação das pessoas, tanto as promovidas pelo Governo quanto as dos nossos parceiros do sistema S”, enfatizou o secretário.

Omar Hennemann também destacou que o evento realizado nesta quinta vai ao encontro da preocupação do governador Siqueira Campos de cuidar das pessoas. “O governador já tinha dito ainda durante a campanha que estava voltando para cuidar das pessoas e é para cumprir esta determinação que estamos iniciando este trabalho”, afirmou o secretário, que completou destacando que serão feitos quantos encontros forem necessários para que as pessoas se sintam motivadas e capacitadas para o mercado de trabalho. “Nós estamos assegurando as empresas que estão vindo para o Estado que aqui tem mão de obra capacitada e vamos fazer quantos eventos forem necessários para preparar os tocantinenses para as oportunidades”, disse.

Outros municípios

Segundo o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, o encontro “Caminhos para o Trabalho” vai se estender a outros municípios do Tocantins em breve. “Com certeza nós vamos levar para outras cidades. O grande número de pessoas que vieram hoje a esse evento comprova que as pessoas precisam disto. Em parceria com os parceiros do Sistema “S” vamos levar o encontro para Araguaina, Porto Nacional e Gurupi. Vamos levar para as cidades onde identificamos que o mercado tem vagas, mas por um motivo ou outro os trabalhadores não conseguem um posto de trabalho”, enfatizou o secretário.

Expectativas

Em busca de um emprego acerca de seis meses, o bibliotecário Zacarias Sousa, 30 anos, disse que o encontro abrirá portas e dará mais ânimo aos trabalhadores. “Eu acredito que esse encontro vai abrir muitas portas. Viemos aqui em busca de qualificação e oportunidade”, destacou. Outra trabalhadora que também está em busca de uma oportunidade de trabalho acerca de três meses é a estudante Ivone Gonçalves, 19 anos, que também destacou suas expectativas ao participar do encontro. “Eu tenho muitos cursos, mas em todas as entrevistas que participo me dizem que não tenho experiência. Nesse encontro de hoje eu pude dizer qual é a minha dificuldade e espero que sejam feitas ações para mudar isto”, concluiu a estudante.

Fonte: Secom

(Matéria atualizada às 9h35 min)