Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O endividamento do consumidor palmense subiu 2% em fevereiro de 2011, comparado ao mesmo período do ano passado, mas a boa notícia para os lojistas é que as contas em atraso diminuíram 14%. A última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor – PEIC realizada pela Fecomércio Tocantins em parceria com a CNC – Confederação Nacional do Comércio mostrou que em fevereiro 66% das famílias entrevistadas estão com dívida na praça, dessas, 21% possuem contas em atraso e 4% não terão condições de pagar suas contas este mês.

Em fevereiro de 2010 era um total de 64% endividadas, sendo que 35% possuíam contas em atraso e 2% não tinham condições de quitar os débitos. O endividamento continua sendo maior entre as famílias com renda acima de 10 salários mínimos, com 77% delas, enquanto as que ganham abaixo de 10 salários mínimos representam 64%.

Quando se trata das contas em atraso, as famílias que ganham até 10 salários mínimos são as mais comprometidas com dívidas, chegando a 23%, contra 8% das que ganham acima dessa média.

Sobre o nível de endividamento, a pesquisa mostrou que 6% das famílias entrevistadas se consideram muito endividadas com cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros. Mas 36,8% acham que estão pouco endividadas e 34,4% dizem não possuir dívidas desse tipo.Em relação as dívidas, o cartão de crédito mantém a colocação no ranking de endividamento com 58,3%, seguido do carnê com 39,6%.

A pesquisa foi realizada em Palmas na última semana de janeiro com mais de 500 famílias entrevistas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Fecomércio