Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O ex-presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro José Ribamar Menenes, morreu aos 86 anos, na manhã deste sábado, 12, em Goiânia, vítima de um câncer. O velório acontece na capital goiana, no Cemitério Jardim das Palmeiras, onde o corpo será enterrado às 16h30.

O conselheiro José Ribamar Meneses fez parte da primeira composição de colegiados do TCE, em 1989. Foi o terceiro presidente da Corte de Contas tocantinense, cargo que deixou em 16 de janeiro de 1995 com sua aposentadoria compulsória aos 70 anos de idade.

Para o conselheiro presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade, a atuação de José Ribamar Meneses foi um exemplo para os membros e servidores do Tribunal de Contas. "Recebi a notícia de sua morte com muita tristeza, é uma grande perda para todos nós. Ele permanecerá em nossas lembranças como homem inteligente, honrado e sério no zelo pelo bem público”, disse Costandrade.

Homenagem

Em sessão solene realizada em fevereiro de 2007, o TCE agraciou o conselheiro José Ribamar Meneses com a “Medalha do Mérito Funcional”, homenageado pelo esforço em consolidar a missão institucional do Tribunal de Contas. Também teve o reconhecimento pela grande contribuição à sociedade emprestando o nome à biblioteca do Tribunal.

Biografia

Natural de São Raimundo Nonato, Piauí, José Ribamar Meneses é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná.

Concluiu pós-graduação em Austin, Estado do Texas, Estados Unidos, no curso “Aorro Préstamo para Executivos de Alto Nível”. Atuou como empresário do ramo de construção civil por mais de 30 anos e foi Secretário de Obras do Governo de Goiás por duas gestões.Tomou posse como Conselheiro do TCE/TO em 13 de janeiro de 1989 e foi eleito Presidente na sessão plenária do dia 19 de dezembro de 1994. Em 15 de janeiro do ano seguinte, porém, seguindo o que determina a legislação, aposentou-se compulsoriamente por ter atingido a idade limite de 70 anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa TCE-TO