Cumprindo determinação do governador Siqueira Campos, a Secretaria de Estado da Fazenda, em parceria com a Secretaria do Planejamento e Modernização da Gestão Pública, está atualizando os links de comunicação na intranet da Pasta. As mudanças irão proporcionar um aumento em até 16 vezes na velocidade de transmissão de dados entre as delegacias regionais e a sede da Fazenda em Palmas. “O Estado vai ganhar muito com a modernização de nosso sistema. As mudanças darão mais celeridade nas informações e no atendimento aos contribuintes”, afirma o Secretário da Fazenda, Sandro Rogério.
Atualmente, algumas unidades da Receita Estadual trabalham com links de apenas 128kb, o que é insuficiente para a demanda atual. Com a atualização, a rede passará para até 2.048kb em velocidade de transmissão. Das 12 regionais da Secretaria da Fazenda, localizadas no interior do Estado, seis já estão ligadas ao novo sistema e as outras seis ficarão prontas até o final deste mês de março.
As mudanças, que estão sendo possíveis graças a um contrato já existente com operadora de telefonia OI, melhoram como um todo o SIAT – Sistema Integrado de Administração Tributária, que é um banco de dados central do Fisco, utilizado nas delegacias regionais, agências municipais e postos fiscais. Através dele, são realizados serviços como a emissão de nota fiscal avulsa, consultas no sistema de dívida ativa e emissão de certidões negativas.
De acordo com o secretário, com um sistema mais rápido de transmissão de dados será possível diminuir a evasão nos postos fiscais e consequentemente melhorar a arrecadação do Estado. “Nos postos a fiscalização ficará mais ágil. A checagem das notas fiscais será mais rápida e o transportador ficará menos tempo parado”, conclui Sandro Rogério.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sefaz