Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), apresenta os trabalhos que resultaram da integração dos profissionais de saúde e da comunidade, durante a Iª Mostra de Experiências Exitosas da Atenção Básica e II Encontro de Educação Popular e Humanização da Saúde que acontece nesta quinta-feira, a partir das 9h, no Auditório Cuíca da UFT, em Palmas.

O evento, promovido pela Semus e Ministério da Saúde (MS), vai envolver, além de profissionais da saúde, comunidade, educadores populares, protagonistas de movimentos populares de saúde e de práticas integrativas de educação popular e saúde.

Qualidade e Humanização

“Quando a comunidade e os segmentos organizados se unem à gestão pública de saúde, os resultados são uma saúde cada vez mais humanizada e os benefícios transcendem, alcançando as áreas social e educacional, como temos conferido aqui na Capital “ - enfatiza o secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha.

Para a diretora de Atenção a Saúde, Adriana Victor Lopes, a Atenção Básica, a Educação Popular e a Humanização das ações em saúde visam em comum, à valorização da diversidade dos grupos sociais que fazem parte dos processos de produção da saúde.

“A participação coletiva no processo da gestão amplia as relações existentes para um melhor funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), e consequentemente, da atenção integral à saúde” - explica a diretora, acrescentando que incentivar essas práticas que busquem a valorização da troca e da construção de saberes junto à comunidade, fortalece o sistema e melhora a qualidade de vida da população.

Seleção e Premiação

Oito trabalhos foram selecionados pela comissão julgadora para a apresentação ao vivo e outros 21 serão publicados em banner`s e receberão menção honrosa. Os três primeiros colocados receberão premiações, que variam de R$ 1.500 mil a R$ 4 mil, que serão revertidos em materiais permanentes para a continuidade do trabalho desenvolvido.

A importância e impacto das experiências na Saúde de Palmas são os principais critérios de avaliação.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Semus