Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Maior evento do agronegócio do Norte do País com expectativa de receber aproximadamente 50 mil pessoas, a Agrotins tem potencial para aquecer não somente o mercado do setor, mas, sim, diversos segmentos comerciais e de serviços no Tocantins.

A constatação é de empresários e representantes de entidades do comércio local. Nesta manhã, os representantes participaram de uma reunião na sede da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário para definir os detalhes do evento, que acontece de 10 a 14 de maio, no Centro Agrotecenológico de Palmas.

Para a presidente da CDL - Câmara de Diretores Lojistas de Palmas, Cleide Brandão, a Agrotins traz expectativa positiva para os setores varejista e de serviços. "A Agrotins, gera um incremento no comércio não só voltado para a agropecuária, mas num todo. Bares, restaurantes, a rede hoteleira, taxistas, locadoras de veículos, por exemplo, também ganham com a feira", disse.

Para ela, as empresas e setores devem aproveitar o período da feira para vender seus produtos e serviços. "A Agrotins é uma semana de movimentação maior em relação aos demais dias pelo fluxo de pessoas, que, com certeza, resulta em aquecimento do comércio local. Há investimentos em todos os segmentos e, praticamente, todos têm a ganhar", afirmou.

Ciente da relevância do evento, a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Tocantins, Rosa Eufrásio Nunes, declarou que atuará junto aos associados para que possam participar efetivamente da Agrotins. "Temos de incrementar a participação do setor, com divulgação e serviços voltados à Agrotins, para que o público da feira possa ter um atendimento digno do evento, do Estado", disse. Ela informou que a entidade vai atuar como parceira da Seagro no impulso à Agrotins. "Vamos, enquanto comércio hoteleiro e gastronômico, explorar o turismo de negócios no nosso Estado que está em franco crescimento", complementou.

Produtos e serviços

Empresário do ramo de locação de veículos e turismo, Fabrício Toneline, falou com entusiasmo das oportunidades de negócios que a Agrotins oferece. "Além da venda de nosso produto, atuamos também como agentes divulgadores da feira, da cidade, do Estado, com suas potencialidades, pontos turísticos, enfim, uma gama importante para vender a imagem e o que o Tocantins pode oferecer a quem vem", disse o proprietário da Toneline Locadora.

Essa opinião é compartilhada com o representante de vendas de uma empresa de locação de veículos, Rondinelly Lessa, da Localiza. "A feira vai aumentar a visibilidade e consolidar a marca da empresa no Tocantins. Nós somos uma multinacional e vamos aproveitar a Agrotins para, além de prestar nosso serviço de qualidade, difundir nossa marca no Tocantins e nos Estados de origem dos visitantes", disse.

Empresas aéreas como a TAM - que enviou representantes para a reunião - também estão sendo chamadas pela organização da Agrotins para participação efetiva no evento. Realizada pela Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, a Agrotins 2011 também terá a parceria de outros órgãos do governo e demais instituições. Representante da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico no encontro, Júlio César Teodoro demonstrou o interesse do titular da pasta, Lúcio Marini Adorno, de participar de iniciativas que visam o desenvolvimento do Tocantins nas mais diversas áreas.

Durante a reunião foram discutidas ideias e ações que serão colocadas em prática por setores hoteleiros, de bares e restaurantes, turismo e de transporte. A reunião foi conduzida pelo coordenador de infra-estrutura e eventos da Agrotins, Fernando Fernandes Garcia, que apresentou aos parceiros o cronograma e formatação da feira.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seagro