O projeto “Povo na TV”, idealizado por alunos do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, de Palmas, foi premiado durante a realização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Os três estudantes responsáveis pelo projeto receberam da Microsoft um pacote Office como prêmio de reconhecimento. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 26 de março no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista e uma grande mostra de projetos. A feira, que acontece desde 2003, é promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Os estudantes do Tocantins concorreram com outros 299 projetos de todo o País. Além de “Povo na TV”, o projeto “Horta na Escola”, desenvolvido por estudantes do ensino fundamental do Colégio Dom Alano, também concorreu aos prêmios.
Para o professor, Jair Nascimento, que acompanhou os alunos na viagem à capital paulista como orientador, ter participado da feira foi uma experiência positiva. “Só de termos sido classificados já foi uma vitória. Os alunos ficaram satisfeitos com o prêmio de reconhecimento e voltaram cheios de ideias para novos projetos”, descreveu.
“A troca de experiências foi o melhor prêmio que recebemos!”, conta estudante, Jessica Monique Barreto. Segundo ela participar da feira significou “a oportunidade de mostrar o projeto para pessoas de todo o Brasil além de conhecer propostas inovadoras”.
O projeto “Povo na TV” sugere a criação de um programa de computador, uma espécie de corretor ortográfico avançado, com o intuito de inibir os erros de grafia e concordância na mídia.
Participantes
Os alunos Allis Karolayne Alves, Leontino Labre dos Santos e Mateus Goveia Justino, orientados pelos professores, Paulo Roberto Barba e Fabiana Mota, concorreram com o projeto “Horta na Escola”; Caio Antonio Cirqueira, Valesca Ferreira Gravina e Jessica Monique Barreto, orientados pelo professor Jair Severino e Monique Wermuth, disputam com o “Povo na TV”.
Fonte: Assessoria de Imprensa