Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Samuel Daltan Olyntho Neto e o Ministro do Esporte, Orlando Silva Olyntho Neto e o Ministro do Esporte, Orlando Silva

O secretário estadual da Juventude e dos Esportes do Tocantins, Olyntho Neto, foi eleito como vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer. A escolha do secretário tocantinense aconteceu na tarde desta terça-feira, 29, em Brasília, durante encontro que reuniu o ministro do Esporte, Orlando Silva e representantes de 22 estados brasileiros, entre secretários, sub-secretários.

Com a eleição, Olyntho Neto será responsável por coordenar a elaboração das políticas públicas da região norte do País, na área do esporte. A nova presidente do Fórum, eleita para os próximos dois anos, é a secretária de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Beatriz.

A escolha de um tocantinense como vice-presidente do Fórum, garantirá uma atenção especial à região Norte e principalmente ao Tocantins, já que as decisões relativas às políticas públicas, na área do esporte, para todo o Brasil, terão interferência direta do Secretário do Tocantins. “O acesso ao Ministro do Esporte será facilitado e o nosso Estado agora terá voz ativa nas decisões que nortearão o futuro do esporte. Essa é uma grande conquista para o povo tocantinense. Agora seremos ouvidos e consultados”, declarou Olyntho Neto.

Ainda de acordo com o secretário, o Tocantins também terá mais força, junto a CBF – Confederação Brasileira de Futebol e à Fifa, na disputa por uma das vagas destinadas aos estados que pretendem ser sub-sedes da Copa do Mundo de 2014. A Sejuves já enviou a documentação necessária para se candidatar a uma das vagas. A relação com o COB – Comitê Olímpico Brasileiro também será estreitada, e isso pode garantir à região Norte mais participação nos Jogos Olímpicos Brasileiros.

Em seu pronunciamento, Orlando Silva reforçou a intenção de apoiar os governos estaduais no desenvolvimento de programas e ações na área do esporte. Segundo o Ministro, este é o ano do planejamento das ações que objetivem os Jogos Olímpicos. A intenção é fazer com que o esporte de alto rendimento dos próximos 10 anos seja fomentado. “Esses novos gestores têm uma oportunidade extraordinária. Aqui no Ministério vocês (secretários e representantes das secretarias) terão um parceiro permanente”, afirmou Silva.

“Fico feliz por escutar dos representantes do Ministério do Esporte que as políticas do Governo Federal têm o mesmo foco do trabalho que estamos iniciando no Tocantins”, disse o secretário estadual da Juventude e dos Esportes durante a primeira reunião ordinária de 2011 do Fórum. De acordo com o secretário executivo do Ministério do Esporte, Valdemar de Souza, nos próximos quatro anos os programas de incentivo ao esporte, do Governo Federal, serão aprimorados e ampliados. Ele citou o exemplo do programa Segundo Tempo, que atende mais de um milhão de jovens em todo o Brasil, e do Bolsa Atleta, ambos serão ampliados.

Para o secretário Olyntho Neto, o Tocantins será o grande beneficiado com a nova política do Ministério, já que, de acordo com o planejamento do Governo Siqueira Campos, estão previstas ações que possam garantir um alcance cada vez maior, dos projetos federais e estaduais, à população. A próxima reunião ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer será realizada na capital do Rio de Janeiro no dia 04 de maio.

Recursos Federais

Foco da Sejuves é dar suporte à implantação de centros de treinamentos voltados aos esportes de alto rendimento. Com recursos do Governo Federal, o Estado poderá colocar em prática vários projetos que tenham o objetivo de preparar os atletas tocantinenses para representaram o Tocantins nos Jogos Olímpicos de 2016.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria da Juventude e Esportes