Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Avaliar o desenvolvimento e, consequentemente, propor melhorias ao PDRS – Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável do Tocantins. Este é o objetivo de uma série de encontros - que seguem até esta quarta-feira, 06 -, entre representantes do Banco Mundial e Secretários de Estado do Tocantins.

O início das discussões ocorreu na manhã desta segunda-feira, 04, na sala de reuniões da Secretaria Estadual de Planejamento e Modernização da Gestão Pública com a presença do secretário da pasta, Eduardo Siqueira Campos, do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende; secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo; secretário da Fazenda, Sandro Rogério Ferreira e o secretário de Relações Institucionais, Lívio de Carvalho.

Durante o encontro Eduardo pontuou que essas reuniões definirão o andamento do PDRS no Tocantins até o final de 2011, prazo para o término da execução das ações previstas no projeto. “Ao final dos trabalhos levaremos ao Governador um diagnóstico dos principais pontos de mudanças necessárias para o gerenciamento e o acompanhamento desses projetos. Tivemos uma reunião inicial, onde inclusive fomos elogiados quanto a forma de condução do PDRS e teremos desdobramentos no que se refere às questões ambientais, de infraestrutura e também no tocante às finanças”, salientou.

O gerente de projetos do Banco Mundial, Eric Lancelot demonstrou satisfação quanto ao interesse dos gestores tocantinenses no tocante ao desenvolvimento do PDRS no Estado. “O Tocantins está retomando, notoriamente, suas ações com muita força. Isso nos estimula também”, pontuou.

Desenvolvimento e infraestrutura

Segundo o secretário de Relações Institucionais, Lívio de Carvalho, atualmente o PDRS atende 67 municípios tocantinenses da região leste do Estado. O critério para escolha desses municípios baseou-se naqueles que apresentam os menores índices de desenvolvimento humano (IDH).

Todos os projetos previstos no PDRS devem ser concluídos até o final deste ano, somando um total de U$ 100 milhões de recursos, aplicados em obras de desenvolvimento de estruturas viárias e demais obras relacionadas à infraestrutura regional.

Lívio de Carvalho esclarece que as ações do PDRS visam, principalmente, o fortalecimento dos municípios, oferecendo condições, por exemplo, para o escoamento da produção agrícola, com a melhoria das estradas vicinais. “O PDRS é continuidade de um programa que se concentrava em infraestrurua, em especial na estrutura rodoviária. Agora buscamos cuidar também da questão do meio ambiente e sustentabilidade”, explica.

PDRIS

O secretário de Relações Institucionais Lívio de Carvalho adianta que as discussões com os representantes do Banco Mundial também tratam de uma nova etapa que deve ser iniciada em 2012, o PDRIS – Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável.

Lívio de Carvalho acrescenta que “O PDRIS vai cuidar dos municípios do oeste, sendo que teremos ainda uma preocupação maior com a sustentabilidade”, ressalta.

Os recursos a serem destinados ao Estado, com o PDRIS, são da ordem de U$ 300 milhões, sendo que o Estado oferecerá contrapartida de U$ 75 milhões.

Fonte: Secom