Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante a sessão desta quinta-feira, sete, o vereador Bismarque do Movimento manifestou-se favorável a deliberação dos Movimentos Sociais, contrários a indicação da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Tocantins pelo Senador João Ribeiro.

O Órgão em questão é responsável pela realização da reforma agrária no Estado, portanto, os Movimentos Sociais do Tocantins não aceitam que o Senador condenado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), por trabalho análogo a escravidão a pagar indenização de 76 mil reais por danos morais a 35 trabalhadores, seja o responsável por interceder em políticas contrárias às práticas do Senador João Ribeiro segundo a justiça.

Para Bismarque, o senador deve ser punido pelos crimes que cometer como qualquer cidadão e pediu agilidade da justiça para que o crime não prescreva, “quando um pobre rouba uma balinha é preso imediatamente, os ricos apelam para uma infinidade de recursos” pontua o vereador.

Como parlamentares têm foro privilegiado, cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) dar o veredicto final sobre o assunto. Tramita na corte o inquérito 2131/2004 de denúncia criminal contra o Senador, aceita em sessão do STF pela relatora Ministra Ellen Grace e que está em processo de vistas com o Ministro Gilmar Mendes, sobre a existência de trabalho escravo na Fazenda Piçarra no Sul do Pará de propriedade do Senador, a mesma em que estavam os 35 trabalhadores rurais aos quais, Ribeiro, foi condenado pela justiça do trabalho a indenizar.

Caso a denuncia contra o Senador seja aceita no STF e ele seja condenado, Ribeiro não poderá mais concorrer a cargos eletivos com base na Lei da Ficha Limpa.

Criação do PSD no Tocantins

O vereador afirmou que a criação do Partido Social Democrático (PSD) no Tocantins coordenado pela Senadora Kátia Abreu ocorre por interesses pessoais. A parlamentar, segundo Bis marque, quer uma fatia dos cargos do Governo. A Senadora foi uma das que mais fez oposição ao Governo Lula.

Críticas ao Deputado Marcelo Lélis

Em pronunciamento o Vereador Bismarque do Movimento, também apontou equívocos na forma em que o Deputado Lélis atua na fiscalização da Capital. Segundo o vereador, os motivos do Deputado do PV pré-candidato a Prefeitura de Palmas são mais políticos que de ação, visto que em Palmas “Desconheço qualquer obra construída com recurso de emenda destinada pelo Deputado Marcelo Lélis” afirma.

Segundo o Vereador o atraso na execução das obras do PAC, que não acontecem somente em Palmas como em outros municípios do Estado, são de responsabilidade coletiva incluindo a Caixa Econômica Federal que tem poucos técnicos para apreciar o grande número de projetos e enfatizou que o Órgão não realiza concurso público para a área técnica há bastante tempo.

Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa/Bismarque do Movimento