Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza mais um mutirão de prevenção e combate à dengue, nesta sexta-feira, dia 08, a partir das 08 horas, nas Quadras 403 e 405 Norte. A ação acontece em parceria com a Escola Beatriz Rodrigues da Silva e Vigilância Sanitária (Visa).

Cerca de 50 alunos, capacitados pelos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), participarão do mutirão como colaboradores, orientando os moradores acerca das medidas preventivas e entregando materiais educativos. Um fiscal sanitário fará vistorias nos imóveis para orientação das condições de salubridade.

Fácil proteção

Relatórios do CCZ indicam que, em 2010, criadouros removíveis, como recipientes plásticos, garrafas e pneus, representaram mais de 40% dos criadouros encontrados com focos do mosquito da dengue. Por isso, também serão distribuídos sacos plásticos para acomodação dos recipientes e demais criadouros passíveis de remoção.

Para orientação dos moradores, carros de som estarão circulando em ambas as quadras para alertar os moradores da importância de receber o agente de combate a endemias em sua residência, para vistoria e eliminação de focos.

Medidas Preventivas

“Medidas simples, mas de extrema importância, podem dificultar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, em nossas residências, como: verificar se há obstrução em calhas e colocar areia em pratos de plantas”, ressalta Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas.

Denúncias de imóveis fechados, que possam conter criadouros, podem ser feitas pelo telefone 3218-5087. Através de denúncias, o CCZ e a Guarda Metropolitana realizam o ingresso forçado para a eliminação focos do mosquito.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Semus