Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

A abertura oficial dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) será realizada nesta quinta-feira, 14, às 9 horas, no Ginásio de Esportes Solon Póvoa Filho, em Dianópolis; e, no mesmo dia, às 18 horas, será a vez de Arraias dar o ponta-pé inicial para os Jogos, no Ginásio de Esportes Dr. Joaquim Ribeiro Magalhães Filho. Em ambas as cerimônias estarão presentes o vice-governador do Estado, João Oliveira, e o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza.

Em Dianópolis, logo após o evento de abertura, serão iniciados os primeiros embates esportivos, com as partidas de futsal, handebol e vôlei, no próprio ginásio da cidade. Na sexta-feira, 15, a partir das 7h30, ocorrerão as provas individuais de atletismo, no Estádio Dr. Magalhães, e de xadrez, nas dependências do Colégio Estadual João D’Abreu. Somente no domingo, 17, porém, é que acontecerão as finais.

Nesta regional, participam dos Jets cerca de 270 alunos, com representantes do próprio município, além dos de Almas, Novo Jardim, Ponte Alta, Porto Alegre do Tocantins, Rio da conceição, Taipas e Taguatinga.

Já na regional de Arraias, os primeiros confrontos esportivos vão começar antes mesmo da cerimônia de abertura, às 7h30 desta quinta, 14, com as provas de atletismo, no campo de futebol da cidade, e as disputas de xadrez, na Escola Estadual Silva Dourado. Às 19h30 do mesmo dia, acontecerá, também, a primeira partida de futsal, sendo que os demais jogos desta modalidade, além das de handebol e de vôlei, serão disputados a partir das 7h40 desta sexta, 15, no Ginásio de Esporte do município.

Em Arraias, as competições também se estendem até o domingo, 17, envolvendo 280 alunos-competidores, que representam os municípios de Combinado, Lavandeira, Novo Alegre, Paranã e da própria cidade anfitriã.

Abertura por categorias

Inicialmente, a abertura dos Jets é apenas para os alunos da categoria 12 a14 anos, de qualquer unidade escolar do Estado, seja estadual, municipal ou particular. Já para os mais velhos, da categoria 15 a 17 anos, as atividades só terão início no segundo semestre de 2011. Está é a primeira vez em que a data-início dos Jets foi dividida em duas fases, por categorias etárias. Chegando à 21ª edição, os Jogos devem contar com a participação de mais de 100 mil estudantes-atletas nas duas etapas estaduais, a serem realizadas nas 13 Diretorias Regionais de Ensino do Tocantins.

Fonte: Ascom Seduc