Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tiveraminício na última quinta-feira, 14, os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), nas cidades de Dianópolis e Arraias, ao sul do Estado. A Solenidade de abertura foi realizada no Ginásio de Esportes, Sólon Póvoa, em Dianópolis e, simultaneamente no Ginásio de Esportes Dr. Joaquim Ribeiro Magalhães Filho, em Arraias.Na ocasião os cerca de 250 alunos repetiram o juramento oficial dos jogos. “Juramos competir com lealdade e educação, visando nosso aprimoramento técnico e físico”.

Em Dianópolis, o evento contou com a presença das equipes de Almas,Conceição do Tocantins, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Taipas, Taguatinga e do próprio município. Os jogos estão acontecendo nas 13 Regionais de ensino e se estendem até o dia 17, quando acontecem as finais de futsal, handebol, vôlei, atletismo e xadrez.

Na solenidade, o secretário Danilo de Melo frisou a importância do esporte como “aliado na educação”. Ele lembrou que mesmo com as dificuldades orçamentárias o governo do Estado “fez questão que os Jets acontecessem da melhor maneira possível”, o que foi reforçado pelo vice-governador, João Oliveira que anunciou o custeio das passagens aéreas para os estudantes que forem classificados para as Olimpíadas Escolares, marcadas para acontecer entre os dias 9 e 18 de setembro em João Pessoa, na Paraíba.

Em seu discurso, o secretário da Juventude e Esportes, Olyntho Neto, relembrou a época em que disputou os Jets e fez um apelo aos estudantes para que possam “competir, com garra, visando a vitória, mas respeitando os oponentes”. Também estiveram presentes no evento, o prefeito da cidade, Salomão Jacobina, a diretora da Regional de Ensino de Dianópolis, Ana Maria Arruda e autoridades municipais.

Mas foi mesmo no momento das apresentações culturais que a animação tomou conta da torcida que lotava a arquibancada do ginásio. A coreografia Pop Teen da companhia de dança do Colégio João de Abreu e a interpretação da música “Everything I Do” pela estudante Renata Carvalho, do município de Rio da Conceição arrancaram aplausos do público. O acendimento da Pira olímpica ficou por conta do aluno Matheus Dantas do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa.

O juramentista veio do município de Taipas, para Douglas dos Santos representar a escola e o município nos Jets, foi uma realização pessoal. “Era um sonho estar aqui e ainda mais fazer o juramento na frente de tantas pessoas. Estou mito feliz e espero ir para a final”, relata.

Arraias

De Dianópolis a comitiva seguiu para o município de Arraias, localizado à 435 km de Palmas, onde prestigiaram a abertura dos jogos da Regional. Na arquibancada, centenas de pessoas assistiram as apresentações das delegações das escolas de Aurora, Lavandeira, Novo Alegre, Paranã e Arraias.

Durante o evento, Danilo de Melo agradeceu o empenho dos professores e demais envolvidos na preparação das equipes e classificou os Jets como “uma grande confraternização onde alguns ganham e outros não, mas é a oportunidade para exercitar a convivência e a cidadania”. O prefeito Wagner Gentil e a diretora Regional de Ensino Lia Adriana Martins também estiveram no evento.

Também em Arraias as intervenções artísticas alegraram a festa. Com o espetáculo musical, ‘A mágica dos Espelhos’, os alunos das escolas estaduais Jacy Alves de Barros, Brigadeiro Felipe e Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro, retrataram a passagem da infância para a adolescência, ilustrada com brincadeiras e representação da prática esportiva no cotidiano dos jovens.

Assim como em Dianópolis as competições se estendem até o domingo, 17, de onde saem os finalistas para a etapa estadual que acontece em agosto. Nesta regional são mais de 280 estudantes disputando as melhores vagas em seis modalidades.

Novidade

Este ano, pela primeira vez, as categorias dos atletas foram divididas por idade. Desta etapa estão participando os alunos com idade entre 12 e 14 anos vindos das escolas da rede púbica e privada de todo o Estado.

Já a segunda etapa acontece no segundo semestre de 2011 com a participação dos estudantes de 15 a 17 anos. Os vencedores desta fase também serão representantes do Tocantins nas Olimpíadas Escolares dessa faixa etária, que acontece entre os dias 2 e 11 de dezembro, em Joinville, Santa Catarina.

Entrega de Notebooks

Na oportunidade os professores de Dianópolis e Arraias receberam das mãos do secretário Danilo de Melo os notebooks que serão utilizados no planejamento e durante as aulas. Foram entregues 141 computadores em Dianópolis e outros 104 em Arraias.

Com as entregas destes passam para 2.065 o número de notebooks entregues pela Secretaria da Educação.
A intenção do Governo do Estado é distribuir mais de 12 mil laptops para educadores de todos os municípios do Tocantins com a finalidade de auxiliar na execução das atividades dentro e fora da sala de aula.

Fonte: Ascom Seduc