Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos recebeu na tarde desta sexta-feira, 15, uma comitiva da Infraero que anunciou que em aproximadamente 120 dias serão iniciadas as obras do Terminal de Logística de Cargas do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, de Palmas. Durante a audiência o governador garantiu aos empresários todo apoio para o empreendimento, em especial na desburocratização na concessão das licenças, que são necessárias para o início das obras.

Mais cedo a comitiva esteve reunida com os secretários da Indústria, Comércio e Turismo, Ernani Soares Siqueira, da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo e das Oportunidades, Omar Hennemann, na Secretaria de Industria, Comércio e Turismo. Durante a reunião foram discutidos os benefícios que o Terminal vai gerar para o Estado. “Estamos realizando um sonho dos tocantinenses, que é termos um aeroporto de cargas aqui. Esse investimento da Infraero no Estado vai proporcionar uma ligação do Tocantins com o Brasil e com o resto do mundo. Será importante para nós e para todo o país”, afirmou o secretário.

De acordo com Ernani, o Terminal vai gerar muitos empregos diretos e cerca de 200 indiretos. Além disso, o empreendimento também vai incentivar a instalação de grandes empresas no Estado. “Este Terminal vai dar a infraestrutura necessária para trazer para o nosso Estado grandes empresas. Nós poderemos desenvolver a nossa industrialização conforme já foi determinado pelo governador”, ressaltou Ernani.

O Terminal de Logística de Cargas de Palmas, que será o 35° da Rede Teca da Infraero no país, terá extensão de 500 m² podendo no futuro ser ampliado. Por mês o Terminal deve movimentar cerca de 15 toneladas de produtos. No total serão investidos cerca de R$ 3 milhões e a expectativa é que o Terminal esteja pronto em dezembro.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Estamos prontos para iniciar a construção e esta será um marco para o desenvolvimento do Tocantins”, destacou o diretor comercial da Infraero, Geraldo Moreira, que completou explicando ainda que o investimento no Estado se deve ao seu grande potencial de crescimento. “Fizemos uma análise e vamos acompanhar o desenvolvimento do Estado. O Tocantins é um estado privilegiado em todos os sentido”, enfatizou.

Expectativas do comércio

Segundo o presidente da Acipa, Fabiano Roberto do Vale Filho, que também participou da reunião, o Terminal vai proporcionar o crescimento de todo mercado tocantinense. “Vai crescer o mercado como um todo. A venda de produtos fabricados aqui vai ser fortalecida e no interior também vai haver crescimento. Vamos conseguir agregar valor ao nosso produto para trazer novos investidores para o Estado”, frisou o presidente.

Participantes

Também estiveram presentes à reunião na Sictur, entre outros, o superintendente da Região Norte da Infraero, André Luis Marques de Barros; a superintendente do Aeroporto de Palmas, Bárbara Antonia dos Reis; a presidente da CDL, Cleide Brandão; o representante do grupo Araguaia, Júlio Bonfim; o representante da Seplan, Belizário Franco Neto e o representante do tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), Hugo Siqueira Campos.

Fonte: Secom