Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Na manhã deste sábado, 16, acontece reunião do Diretório tocantinense do Partido dos Trabalhadores. Na pauta, discussão acerca do pedido de expulsão da deputada Solange Duailibe, e do prefeito de Palmas, Raul Filho dos quadros da legenda.

Ao todo, de acordo com informações do PT, o partido está presente em 133 dos 139 municípios, no entanto, a legenda conta com 41 membros de diretórios com poder de voto no estado.

Em breve entrevista concedida antes do início da reunião, o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto, que é membro do diretório da cidade, informou que foram feitas denúncias internas contra o prefeito e a deputada. No entanto, ele ainda não tinha conhecimento exato do teor delas.

O prefeito de Colinas informou, no entanto, que o partido é soberano a seus membros e, caso haja falhas na conduta disciplinar do casal, é justo que os dois sejam expulsos do PT. “Independente da função que a pessoa exerça, é necessário que respeitem o partido”, completou.

Presidente na expectativa

O presidente regional do PT, Donizeti Nogueira, destacou que, mesmo depois das desavenças entre Solange, Raul e PT, a decisão sobre a expulsão dos políticos do partido ainda é difícil para o diretório regional. “Os dois são figuras expressivas dentro do partido, tem seus trabalhos dentro do PT”, ressaltou.

Contudo, o presidente, assim como José Santana, frisou que o partido é soberano sobre seus membros, independente de mandato exercido. “O PT tem tratado isso com muito respeito e muita preocupação. O PT tem levado o assunto muito a sério”, disse.

De acordo com o presidente do partido, caso sejam confirmadas as perdas de mandato, a deputada poderá perder, junto, seu mandato na Assembleia Legislativa. Donizeti informou que o partido pretende buscar base legal para recuperar o mandato de Solange. “Independente de qualquer coisa, se pela filiação ao PSD, ou pela expulsão do PT”, completou.

Nacional acompanha

Na ocasião da reunião do diretório regional do PT, esteve presente no local o membro da nacional petista, Jorge Coelho, que é secretário nacional de mobilização e diretor executivo da escola de mobilização do PT.

De acordo com ele, a nacional está acompanhando os acontecimentos no Tocantins. Coelho destacou que já tinha visita marcada ao Estado para ministrar curso de mobilização em Palmas e que, ao tomar conhecimento da reunião de hoje, a executiva nacional solicitou que acompanhasse. “O processo ainda não chegou ao diretório nacional. Aqui, sou mais um observador e vou relatar todo o processo para o nacional”, completou.

O representante da nacional petista ainda ressaltou que, caso expulsos do partido, Solange e Raul poderão, dentro de um prazo de 30 dias, recorrer da decisão junto ao colegiado nacional do PT.

Para Amália, Solange não fará falta

Já a deputada Amália Santana (PT), em breve passagem pelo local da reunião do diretório do PT, frisou que, caso perca sua legenda, a deputada Solange não fará falta nas votações da Assembleia Legislativa. “Até o momento, os únicos que seguem as determinações do PT na Assembleia somos eu e o (deputado) José Roberto. ela nunca seguiu”, completou.