Em razão da data comemorativa do Dia do Índio o governador Siqueira Campos (PSDB) encaminhou nota onde exalta a importância da data e reconhece a importância da valorização da cultura indígena no Tocantins.
Siqueira afirma que os indígenas tem muito a ensinar principalmente com relação ao cuidado com o meio ambiente.
Veja a nota na íntegra:
Nota em comemoração ao Dia do Índio
Neste dia 9 de abril – Dia do Índio, parabenizo esses compatriotas com o respeito e admiração a todas as etnias existentes no Tocantins e nos demais Estados.
Tenho nome indígena e me orgulho dele. Fui batizado pelo povo Xerente como Kasuwamri.
O povo brasileiro é trabalhador, humano, digno e honesto e herdou essas virtudes dos nossos indígenas, povos que habitavam nossa terra antes da chegada dos europeus e africanos, em 1500, quando aqui viviam os povos Tupi-Guarani, Macro-Jê, Tapuias, Aruaques e Caraíbas.
Devemos também recordar que o grande estadista e memorável presidente do Brasil, Getúlio Vargas, foi quem criou, pelo Decreto Lei número 5.540, em 1943, a data comemorativa 19 de abril, Dia do Índio, da qual ele se orgulhava por ser seu aniversário. Como líder político, reitero meu compromisso com a população indígena tocantinense, Khraô, Karajá, Javaé, Xambioá, Apinajé e Xerente, garantindo a retomada do atendimento às necessidades desses povos e do diálogo com o Governo do Estado.
A todos os irmãos e irmãs indígenas, presto minha homenagem lembrando a todos nós que ainda temos muito a aprender com eles. Os índios sempre respeitaram o meio ambiente, tirando dele apenas o necessário para sua sobrevivência, construíam suas canoas, esteiras onde dormiam e suas habitações, em danos à Natureza.
Salve o 19 de abril!
Salve a comunidade indígena do Tocantins e do Brasil!
Kasuwamri José Wilson Siqueira Campos
Governador do Estado