Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: CB Filho

Durante solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 21, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar - QCG, em Palmas, o governador Siqueira Campos (PSDB) assinou a promoção de 1.815 oficiais e praças. No evento ainda foi realizada a entrega do Espadim Tiradentes aos 44 cadetes da 5ª turma do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.

Centenas de familiares e amigos dos oficiais e praças compareceram ao Quartel do QCG para prestigiar o evento. A solenidade contou ainda com a presença do vice-governador João Oliveira (DEM), e de vários secretários de Estado, entre eles o secretário da Segurança Pública, João Costa Ribeiro Filho, o secretário da Casa Civil, Renan de Arimatéia, o secretário da Comunicação, Arrhenius Naves, o secretário da Educação, Danilo de Melo Souza, entre outras autoridades militares e políticas.

O evento teve início com a revista da tropa, realizada pelo governador Siqueira Campos acompanhado pelo coronel Marielton Francisco dos Santos, comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, e pelo tenente coronel Wagner Viera da Cunha, comandante da Guarda de Honra. Após a leitura dos autos de promoções, o governador assinou o ato n° 1.441, promovendo ao posto de coronel os oficiais Messias Lopes da Conceição Júnior e Eurivan Francisco Lima, simbolizando assim a promoção dos 1.815 policiais.

Em seu pronunciamento, o coronel Marielton Francisco dos Santos ressaltou que a PM foi um dos primeiros órgãos instituídos pelo governador Siqueira Campos na criação do Estado. “Quero agradecer ao governador por materializar essas promoções hoje, por dar melhores condições de trabalho aos nossos oficiais. Com o apoio do governador, só neste ano, nós conseguimos reduzir em 20% o índice de ocorrências no nosso Estado. Esses policiais são reconhecidos hoje por seus serviços prestados à comunidade”, afirma o coronel.

Em um discurso emocionado e firme, o governador falou sobre o orgulho que sente em ter instituído a Polícia Militar no Tocantins e ressaltou a importância desses servidores para a sociedade. “Vocês, policiais, tem missões por demais importantes. A vocês é incumbida a tarefa de proteger, de dar segurança a todos e a cada um. Sem vocês nada funcionaria. Eu me orgulho de ter criado a Polícia Militar em nosso Estado e me orgulho de lhes dar essa promoção que vocês recebem por merecimento. Parabéns por essa conquista.”, disse o governador.

Espadim Tiradentes

Como parte do evento, foi realizada a entrega do Espadim Tiradentes - símbolo da honra e dignidade do cadete da Polícia Militar - aos 44 cadetes da 5ª Turma, que cumprem o primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.

Dia de Tiradentes

Cumprindo um rito tradicional, a solenidade de promoção de policiais militares é realizada no dia 21 de abril em alusão ao Dia de Tiradentes - Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, símbolo da luta pela liberdade, patrono cívico, considerado também patrono das polícias militares e civis de todo o país.

Fonte: Secom