Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Encerrou nesta quinta-feira, dia 28, a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM) em 2011. O evento teve início na terça-feira, dia 26, na cidade de São Paulo. A Reunião teve por objetivo discutir o aperfeiçoamento na atuação diária das instituições brasileiras, suas representatividades no Congresso Nacional e a preparação para participação nos eventos esportivos nacionais.

A abertura foi feita pela secretária Nacional de Segurança Pública – Regina Miki e o secretário de Segurança Pública de São Paulo – Antônio Ferreira Pinto. A secretária, Regina Miki, falou da importância do intercâmbio de organizações nacionais e internacionais objetivando o aprimoramento técnico-científico dos policiais militares do país e anunciou a nova campanha nacional contra o desarmamento, que será iniciada no dia 6 de maio. “A novidade deste ano será a inutilização das armas tão logo elas sejam entregues e o pagamento imediato por elas”, afirmou. A campanha tem como objetivo a conscientização da população e o recolhimento de armas que permanecem guardadas em residências.

No encontro teve a eleição do Conselho Delaberativo do CNCG-PM/CBM), do qual fará parte, o Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Marielton Francisco dos Santos. Ao fazer uso da palavra, o comandante geral falou dos projetos e ações desenvolvidos pela Polícia Militar do Tocantins, sendo na oportunidade, agraciado com uma lembrança entregue pela secretária Regina.

Dos assuntos em pauta destacam-se o emprego de novas tecnologias, o mapeamento dos índices de ocorrências e demais assuntos de interesses gerais e da administração interna das Corporações. Também foi feita a exposição das realizações do Conselho, no período de 2010/2011 e apresentadas propostas para a gestão 2011/2012. Sendo debatido ainda sobre desvio de conduta e sua forma de prevenção; contratação de policiais militares veteranos e carreira jurídica para as Polícias Militares.

Ocorreu concomitantemente com a Reunião, a 6ª Conferência Internacional de Segurança – ISC BRASIL, na qual reuniu especialistas nacionais e internacionais em segurança eletrônica, os quais discutiram as principais tendências, fizeram avaliação de experiências vividas e debateram soluções viáveis e a 5ª Feira Internacional de Segurança Urbana – INTERSECURITY 2011, que mostrou soluções, equipamentos e serviços para todas as necessidades de segurança, de grande médio e pequeno porte, atendendo diversos segmentos da economia.

O CNCG-PM/CBM

O Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares CNCG/PM/BM foi instituído em 12 de fevereiro de 1993 e é composto de 54 Comandantes Gerais, sendo 27 Comandantes Gerais de Polícias Militares e 27 Comandantes Gerais de Corpos de Bombeiros Militares de todo Brasil. Com sede na capital do Estado-Membro de seu presidente, atualmente funciona na sede do Quartel do Comando Geral da PM de SP, onde é presidido pelo coronel da Polícia Militar de São Paulo, Álvaro Batista Camilo.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM