Estão abertas a partir desta terça-feira, 03, as inscrições para a décima edição do programa Jovens Embaixadores, que promove o intercâmbio de jovens brasileiros nos Estados Unidos. O programa levará 35 estudantes brasileiros da rede pública, com excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores” para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.
As inscrições iniciais para o programa desse ano poderão ser efetuadas somente online. O endereço está disponível no Facebook da Embaixada dos EUA: http://ow.ly/4LmGM
Nesta quarta-feira, às 15 horas, os alunos interessados em participar do programa podem tirar as dúvidas pela nternet, num bate-papo com a coordenação, pelo link: www.twitter.com/jovensemb.
Depois do retorno dos Jovens Embaixadores dos Estados Unidos, a embaixada oferece oportunidades de cursos de inglês de curta duração e de programas de graduação através dos escritórios de Orientação Educacional – EducationUSA. Em 2011, cinco alunos foram selecionados para bolsas de estudos para cursos de verão nos EUA.
O Tocantins no programa
Na última edição, o representante tocantinense foi Danyel de Moraes Avelino, de 17 anos, que concluiu o 3º ano no final de 2010 e hoje cursa economia na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Danyel é de Combinado, município localizado a 206 km de distância da Capital, mas por causa dos estudos, mora agora na Capital.
O histórico do Tocantins no programa é destacável. No total, em todas as nove edições já realizadas no Brasil, desde 2002, o Estado contou com oito participantes, sendo dois deles em 2005, dois em 2006, e um em 2008, 2009, 2010 e em 2011. É importante ressaltar que a escolha dos estudantes é por mérito e aprovação na seleção. Na última edição, por exemplo, os estados de Alagoas, Paraíba e o Distrito Federal não tiveram representantes selecionados.
Programa Jovens Embaixadores
O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e agora é replicado em 25 países. Desde o lançamento, 249 brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros da Embaixada dos EUA nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais. Além desses, Nike e IBM tornaram-se parceiros do programa esse ano. Para mais informações sobre o programa Jovens Embaixadores, visite o site: http://www.jovensembaixadores.org.
Fonte: Assessoria de Imprensa