Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Canções em homenagem a Pe. Josimo e à luta dos Movimentos Sociais em busca da valorização de trabalhadores e trabalhadoras, marcaram a abertura das atividades da Semana da Terra em Augustinópolis, norte do Tocantins, nesta sexta, 06. O evento contou com a participação da deputada Amália Santana (PT), acompanhada do chefe de gabinete Milne Freitas, de prefeitos e várias lideranças políticas e sociais da região do Bico do Papagaio e de representantes da comunidade indígena da etnia Apinajé.

Na abertura do evento Amália Santana, após compor mesa, falou sobre a importância de trabalhadores e trabalhadoras rurais para o desenvolvimento do Tocantins e do País, relembrando que cerca de 60% dos alimentos consumidos no Brasil são oriundos da agricultura familiar. “A agricultura Familiar é um assunto de meu interesse e que sempre defendi e precisa da valorização de todos”, disse a deputada.

Em sua fala a deputada comentou a ação dos Movimentos Sociais na região, afirmando que sua vida pública nasceu no seio dos movimentos, “por conhecer de perto, sei bem da importância dessa luta”. Trabalho que também foi ressaltado pela líder Maria Senhora, para ela não há mudança sem luta, “já avançamos, mas precisamos continuar com essa batalha por melhorias para trabalhadores e trabalhadoras. Pois, não somos pobres, somos sim empobrecidos por aqueles que nos sugam há muitos anos e anos”, declarou a líder.

Amália ainda informou aos participantes que em reunião com o governador Siqueira Campos, solicitou a imediata restauração das rodovias estaduais que cortam o Bico do Papagaio e que estão em péssimo estado.

A deputada cumpre agenda na região do Bico do Papagaio durante todo o fim de semana, onde realiza ainda reuniões com a base e inaugura um escritório político em Araguatins neste sábado, as 8h da manhã.

Semana da Terra

Dentro da programação da Semana acontece o III Seminário Aquecimento Global e Economia Solidária, III Feira da Agricultura Familiar e o I Encontro de Pescadores e Aquicultores Familiares Bico do Papagaio.

O evento que acontece até o próximo dia 10, também relembra os 25 anos de morte de Pe. Josimo, sacerdote que encabeçou no Bico do Papagaio a luta de trabalhadores e trabalhadores contra o latifúndio e por isso foi assassinado em maio de 1986.