Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação O poeta Antônio Rezende participará do Pausa Cultural O poeta Antônio Rezende participará do Pausa Cultural
  • Talles Moura - Músico
  • Thom Muller - Músico
  • Paulo Aires - Poeta
  • Célio Pedreira - Poeta e mùsico, Banda Mestre André

Um momento para o contato com a literatura e apresentações musicais será lançado na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas na próxima quarta-feira (11), a partir das 20 horas, no auditório do Bloco III. Na oportunigdade acontecerá a primeira edição do Pausa Cultural – evento que contará com apresentações artísticas, entre elas, exposições de artes plásticas, música, literatura e sessões de cinema.

Neste primeiro encontro, está prevista a participação dos escritores Antônio Rezende, Célio Pedreira e Paulo Aires. Haverá ainda apresentações com músicos Elizeu Lira, Elton Figueiredo, Éverton dos Andes, Quésia Carvalho, Renato Maio, Renato Rezende, Talles Moura, Thom Müller e William Neo. O Pausa Cultural será uma oportunidade para fomentar a diversidade cultural, expandindo novos olhares sobre a cultura, refletindo e discutindo as mais diversas manifestações artístico-culturais, dentro e fora do contexto universitário.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Paulo Aires, a arte de modo geral é um direito básico de cidadania, a mesma é imprescindível para dinamizar a sensibilidade estética do ser humano. Aires acrescenta que a arte é um universo simbólico, o imaginário a serviço da fantasia criadora e, a partir desse pressuposto, cultiva a beleza e a alegria que esse universo pode proporcionar ao ser humano.

“A Universidade é um espaço privilegiado para a fomentação e divulgação de valores artísticos e culturais. A troca de ideias e conhecimentos acerca do mundo das artes e a valorização dos artistas locais, são aspectos presentes no Pausa Cultural”, afirma o poeta.

O Projeto Pausa Cultural terá a periodicidade mensal e contará com programação diversificada em cada edição. Para a próxima, no mês de junho, além de literatura e música, entrará também artes plásticas.

Fonte: Assessoria de Imprensa UFT