Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A diversidade é a principal característica da programação da 11ª edição da Agrotins, que inicia na nesta terça-feira, 09 de maio. No primeiro dia do evento, haverá palestras, exposição de ovinos e caprinos, abertura do torneio leiteiro, abertura das provas equestres, além da abertura da Feira da Agricultura Familiar do Tocantins. Essas são algumas das novidades que os visitantes da Feira poderão conferir.

A primeira atividade do dia é a abertura dos trabalhos de capacitação dos técnicos da Ruraltins, prevista para as 8h30. Logo após, haverá uma palestra sobre “Sequestro de Carbono e Mudanças Climáticas”, outra sobre “Tratamento de Dejetos no Meio Rural” e por fim uma palestra sobre “Alimentação e Manejo de Peixes em Tanques Rede”. Após o almoço, os trabalhos voltados para a capacitação de técnicos continuam, com uma palestra sobre “Licenciamento Ambiental”, outra sobre “Balde Cheio” e a última sobre “Recuperação de pastos Degradados”.

No estande da Faculdade Católica, a solenidade de abertura dos trabalhos está prevista para acontecer às 9 horas, com a presença de diretores, coordenadores, professores e alunos da faculdade. Após o almoço, o zootecnista Fábio Arantes Quintão falará sobre “Utilização de Subprodutos e Resíduos Agropecuários Ruminantes Confinados”.

Na Feira da Agricultura Familiar, que acontecerá dentro da Agrotins, a primeira palestra está programada para acontecer às 9 horas – antes haverá o credenciamento e recepção dos agricultores e técnicos. Pela manhã haverá palestra sobre “Políticas Públicas para Agricultura Familiar com ênfase no Crédito Fundiário e Pronaf” e outra sobre “Oportunidade de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar”. Às 14 horas, haverá a formação dos grupos de interesses e a partir daí haverá oficinas de criação de pequenos animais (ovinos e caprinos) e criação de Aves e Suínos.

Com o tema “Agropecuária de Baixo Carbono” a maior Feira de Tecnologia Agropecuária da região amazônica do Brasil terá ainda uma extensa programação nos dias 11, 12, 13 e 14 de maio. A abertura oficial do evento acontecerá na quarta-feira, 11 de maio, com a presença de governador Siqueira Campos e diversas autoridades.

A Agrotins acontece no Centro Agrotecológico de Palmas e é promovido pelo Governo do Tocantins, apor meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e suas vinculadas: Adapec, Ruraltins e Itertins. A expectativa de público para esse ano é de aproximadamente 50 mil pessoas, entre produtores, pesquisadores, estudantes e visitantes em geral.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Agrotins