Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No Tocantins, cerca de 70 crianças e adolescentes desaparecem por ano, segundo informações da Secretaria Estadual da Segurança Pública do Estado. Para colaborar com a diminuição desta estatística, a deputada estadual Luana Ribeiro (PR) apresentou na manhã desta terça-feira, 10, projeto de lei que propõe a divulgação de informações de desaparecidos em “websites” da Administração Pública direta e indireta do Estado.

Conforme o projeto, os espaços nos sítios eletrônicos, “websites”, serão oferecidos à população em caráter gratuito, mediante requisição por escrito dirigida ao Serviço de Investigações de Crianças Desaparecidas da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins.

Segundo a justificativa apresentada, estima-se que no Brasil cerca de 40 mil crianças e adolescentes desapareçam por ano, sendo que 74% correspondem a vítimas com idade entre 12 e 18 anos, 15% na faixa etária de sete a 11 anos e 11% a crianças entre zero e seis anos. Ainda que a grande maioria desses casos seja solucionada nas primeiras 48 horas, existe um percentual significativo, entre 10% e 15% de crianças e adolescentes que permanecem desaparecidos por longos períodos de tempo.

Educação no trânsito

Nesta terça-feira, 10, o deputado estadual Vilmar do Detran fez uso da tribuna na Casa para formalizar três requerimentos pedindo medidas para que a educação no trânsito, além de uma norma do Código do Trânsito, de 98, seja efetiva em todos os níveis de ensino no estado. Os requerimentos foram apresentados em regime de urgência e acatados pela Casa.

Citando publicação do jornal O Globo, de abril passado, Vilmar lembrou que o Tocantins é o primeiro no ranking dos estados com maior número de acidentes. O levantamento mostra que em 2008 foram registrados 35,5 óbitos para cada cem mil habitantes. Ainda mostra que a cidade de Gurupi é a segunda cidade em número de acidentes de carro, com 45,7 acidentes para cada cem mil habitantes, ficando atrás apenas da cidade de prata, Minas Gerais.

Na última quarta-feira, 04, o próprio deputado foi vítima de um acidente de trânsito, quando foi atropelado por uma van escolar na quadra de sua residência, quando fazia uma caminhada matinal.

Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa/Vilmar do Detran e Luana Ribeiro